ESPORTES
Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2007, 20h:33
A
A
Imprensa européia destaca má atuação da Seleção Brasileira
Jornais esportivos de todo o mundo destacaram ontem a derrota e má atuação da seleção brasileira na partida desta terça-feira contra Portugal. O placar de 2 a 0 a favor da seleção de Luiz Felipe Scolari mostrou ao mundo que a seleção brasileira ainda está longe de voltar a encantar, e fez ecoar a lembrança do vexame na Copa do Mundo do ano passado. "O Brasil tem muito trabalho a fazer. Não jogou praticamente nada no segundo tempo e justificou a afirmação de Dunga de que o Brasil não tem tantos jogadores bons como se pensa", escreveu impiedosamente o britânico The Guardian, lembrando frase dita por Dunga em novembro do ano passado, na época da vitória por 2 a 1 contra a Suíça. O espanhol Marca definiu a atuação brasileira como "cinza" e disse que a equipe sentiu falta de Ronaldinho e Robinho. "Faltou contundência no ataque do Brasil, e foi Cristiano Ronaldo quem exibiu o 'jogo bonito' que se esperava dos 'canarinhos'", publicou o diário. Para o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Dunga levou uma "lição" de Felipão, que aplicou seu estilo bem-sucedido de "ardor e inteligência, cálculo e coração, cinismo e generosidade". "Portugal dominou o Brasil como e quando quis", opinaram os italianos. FESTA - Em Portugal, a comemoração pela vitória foi mais efusiva pelos jornais do que pelos próprios jogadores. "Uma segunda parte de alto nível e de muita personalidade permitiu a Portugal conseguir uma vitória que poderá ser muito importante para o futuro da seleção", disse o jornal O Jogo. Já o principal esportivo do país, A Bola, estampou sem medo a manchete "Melhores que os maiores" para festejar a segunda vitória portuguesa seguida no confronto - em 2003, no Porto, Portugal venceu por 2 a 1. O site Infordesporto foi mais discreto - "Resultado demasiado pesado para o Brasil, mas a vitória de Portugal foi indiscutível" - e destacou a reação de Cristiano Ronaldo, astro do Manchester United, às vaias dos torcedores durante a partida no estádio do rival Arsenal. "Não é novidade para mim, sou vaiado há mais de um ano", disse o jogador. O luso-brasileiro Deco foi direto: "Não precisávamos desta vitória para mostrar que estamos no nível do Brasil". O britânico The Independent destacou a festa luso-brasileira em Londres. "O estádio pode já ter estado assim tão cheio, mas seguramente que nunca esteve tão barulhento", disse o jornal. A partida teve público de cerca de 60 mil pagantes. MODA CONTESTADA - A camisa estampada de Dunga virou motivo de chacota do argentino Olé, conhecido por suas brincadeiras contra o Brasil. "Sem camisinha", foi a manchete de duplo sentido do jornal, que deu mais destaque à "vergonha" do Brasil do que à chamada para a partida da própria Argentina contra a França, nesta quarta. "O Brasil passou vergonha pelos 2 a 0 para Portugal de Scolari e pela camisa de Dunga", disse o diário, que sugeriu ao técnico da seleção "Ter aulas com a filha", que faz faculdade de Moda. Não apenas os argentinos pegaram no pé do estilo de Dunga. "Dunga sempre pareceu destinado a sentir frio aqui usando somente uma camisa de manga comprida no banco de reservas, mas o clima não era a única coisa a esfriar no dia em que o Brasil perdeu a sua primeira partida sob a nova direção", ironizou o The Guardian. "Dunga treme: ele que coloque um pulôver (acompanhou a partida só com uma camisa: será que é louco?!) e corteje o ´Dentuço´", completou a Gazzetta, em referência a Ronaldinho Gaúcho.