ESPORTES
Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010, 09h:48
A
A
COPA DO BRASIL
Grêmio e Araguaia jogam em novo horário
Depois de muita confusão e reclamação do Grêmio, a partida, em Rondonópolis acabou sendo remarcada para começar às 18h30
A desorganização do futebol mato-grossense provocou muita confusão, reclamações e quatro mudanças no horário do jogo entre Araguaia e Grêmio, que acontece hoje, em Rondonópolis, pela Copa do Brasil. Na segunda-feira o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol confirmou que o jogo passaria das 18h30 para às 21h50, atendendo a um pedido do Araguaia. Ontem, a CBF postou em seu site que a partida teria início às 22h50 (23h50 em Porto Alegre). No início da noite, outra mudança: o jogo vai começar às 18h30, se não houver mais uma alteração. A briga para se definir o horário do jogo foi uma queda-de-braço entre as diretorias do Araguaia e do Grêmio, com o time gaúcho mostrando que tem um poder de fogo muito maior e impondo goela abaixo a sua decisão de jogar às 18h30, como marcava a tabela anterior. "Nós pensamos que era uma barbaridade o horário marcado para o confronto. Inicialmente, topamos uma partida mais cedo que não alteraria em nada nosso planejamento. Mas o pessoal do Araguaia reclamou porque o torcedor não chegaria em tempo. Mas não podíamos aceitar jogar de madrugada. Seria um desrespeito à história do Grêmio. Além disso, temos de viajar dois mil quilômetros e temos jogo no sábado. Não tinha como aceitar este horário. Reclamamos e a CBF atendeu ao nosso pedido, disse Luiz Onofre Meira, assessor de futebol gremista. Depois do vai-e-vem de horários, restou ao Araguaia pensar no jogo de hoje. E o objetivo do vice-campeão mato-grossense é forçar a realização do segundo jogo, em Porto Alegre, e até passar para a segunda fase. Para conseguir este feito, o técnico Pedro Mendes manda a campo o que tem de melhor. Ele adiantou que será o mesmo time que venceu o Mixto pelo Estadual. A equipe chega na manhã de hoje a Rondonópolis com um esquema tático bem definido: jogar com excesso de cautela no sistema defensivo para evitar uma derrota superior a dois gols e tentar a vitória em ataques esporádicos, mas velozes, confundindo a defesa gaúcha. Não podemos jogar de igual para igual e sim jogar com inteligência, procurando manter a tranquilidade e promovendo marcação cerrada, explorando os contra-ataques, confidenciou o treinador Pedro Mendes não escondeu sua confiança no elenco. Ele entende que é um jogo difícil, mas todos devem encarar como se fosse uma oportunidade única de suas vidas ao enfrentar uma equipe da qualidade do clube gaúcho. Nosso principal objetivo é não ser derrotados por uma diferença de dois ou mais gols para provocar a partida de volta, falou o treinador. A equipe gaúcha já foi considerada uma especialista na competição, mas desde 2001, quando conquistou seu quarto título, não vem fazendo boas campanhas. Neste ano quer retomar a liderança isolada do ranking. O Cruzeiro, que também tem quatro, está fora da competição porque vai disputar a Copa Libertadores da América. Mesmo que ainda seja um time em formação, o Grêmio sonha com uma vitória por dois gols de diferença para evitar o jogo da volta, no Olímpico, no dia 24 de fevereiro. O técnico Silas não contará com o zagueiro Maurício, suspenso, e nem com o volante Adílson e o meia Hugo, poupados para se recuperaram do desgaste recente de partidas disputadas sob temperatura de 40 graus. É provável que escale Saimon na zaga e Fábio Rochemback e Douglas no meio-de-campo. Ainda não tenho a equipe e vou definir somente momentos antes do jogo, disse o treinador gremista em coletiva na manhã de ontem no hotel onde a delegação está hospedada em Rondonópolis. Sem Adilson, Hugo e Leandro, o técnico deverá confirmar a continuidade de Fábio Rochemback como volante. Apesar do desejo de retornar para Porto Alegre classificado, o zagueiro Rafael Marques fez questão de destacar que o Grêmio respeita o adversário e falou no grupo que o Grêmio vem formando para este ano. É um elenco que está focado em ser campeão da Copa do Brasil para garantirmos vaga na Libertadores do ano que vem, frisou. (Reportagem Admar Portugal) ARAGUAIA Flávio Mendes; Pedro, Júnior Pereira, Alisson e Marcelo Maciel; Pedrinho, Vitoriano, Verona e Diniz; Gledson e Wellington Silva. Técnico: Pedro Mendes GRÊMIO Vítor; Joilson (Saimon), Rafael Marques, Mário (Saimon) e Lúcio; Ferdinando, Fábio Rochemback, Maylson e Douglas; Borges e Jonas. Técnico: Silas Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO) Horário: 22h50 Local: Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis