ESPORTES
Quarta-feira, 09 de Junho de 2010, 20h:43
A
A
Gomes vê Júlio César como pronto para a Copa
ANDRÉ CARDOSO
Da Agência Estado - Johannesburgo, África do Sul
Gomes avisou ontem que está pronto para ser o goleiro titular da seleção brasileira na Copa caso seja preciso, como mostrou nos amistosos contra Zimbábue e Tanzânia. Mas ele garantiu que Julio Cesar, o dono da posição, estará bem para a estreia da próxima terça, contra a Coreia do Norte. Titular absoluto da seleção, Julio Cesar levou uma pancada no tórax ainda no primeiro tempo do amistoso contra o Zimbábue, na última quarta-feira. Depois disso, ficou em tratamento e não conseguiu treinar normalmente. Assim, foi poupado do jogo de segunda, diante da Tanzânia. Na ausência de Julio Cesar, Gomes entrou no time titular e foi bem nos amistosos. "Foram dois bons jogos, para comprovar que tenho muita condição de jogar", explicou o goleiro do Tottenham. "Me sinto muito bem para ajudar a seleção. Estou num momento muito bom da minha carreira." Mas ele sabe que Julio Cesar é o titular e torce pela plena recuperação do companheiro. "O Julio Cesar vai estar bem na estreia", afirmou Gomes, garantindo que esse período afastado do trabalho normal de preparação não vai comprometer a performance dele durante o jogo com a Coreia do Norte. Gomes, inclusive, apontou Julio Cesar como "o melhor goleiro do mundo na atualidade". Mas ele também se colocou entre aqueles que estão hoje na elite da posição. "Me considero no nível dos melhores do mundo. Estou no nível para poder substituir bem o Julio Cesar", completou. Para Gomes, o mais importante é que ele tem a confiança de Dunga para fazer parte do grupo do Brasil na Copa e até para ser o titular. E ele vai ainda mais longe na sua análise. "Esse grupo vai jogar também pelo treinador, por causa dessa confiança que ele tem na gente", contou o goleiro. GILBERTO SILVA - No último teste antes da estreia na Copa, realizado na segunda-feira, o Brasil ganhou fácil da Tanzânia por 5 a 1. Mas, apesar do placar elástico, a seleção apresentou alguns problemas, principalmente na marcação e na saída de bola. Segundo o volante Gilberto Silva, um dos líderes do grupo, esses erros não podem mais acontecer quando começar o Mundial. "Aconteceram vários erros no amistoso, que não são normais no nosso grupo. Precisa ter um cuidado maior. Não vamos poder errar tanto daqui para frente", avisou Gilberto Silva, que ressaltou, no entanto, que a situação do jogo com a Tanzânia foi bem diferente do que acontecerá na Copa, quando haverá mais atenção e uma outra postura dos rivais. "Sei que foi um jogo totalmente diferente do que estamos acostumados a fazer. Mas a Tanzânia também entrou como franco-atirador. Ninguém jogará assim contra a seleção brasileira na Copa", explicou Gilberto Silva, que não quis individualizar os problemas vistos no amistoso de segunda-feira, reforçando que tudo é encarado internamente. Segundo Gilberto Silva, que irá disputar sua terceira Copa seguida, ainda há tempo para corrigir durante os treinos os erros mostrados na Tanzânia. "Agora serão dias de polimento e ajustes finais para que esses erros não voltem a acontecer", contou o volante, citando o trabalho até a estreia contra a Coreia do Norte, marcada para terça-feira. Gilberto Silva aproveitou a entrevista coletiva de ontem para fazer um balanço da preparação brasileira para a Copa, dizendo que o "trabalho está sendo bem feito". "O grupo está tranquilo, preparado e consciente daquilo que precisa ser feito", revelou o volante, feliz com o comprometimento dos jogadores. "Ninguém veio aqui a passeio, para brincar."