ESPORTES
Sexta-feira, 09 de Março de 2007, 21h:16
A
A
CORINTHIANS
Gaviões da Fiel declara guerra a Leão
FABIO HECICO
Da Agência Estado São Paulo
A torcida do Corinthians promete não dar sossego para o técnico Emerson Leão daqui para frente. Antes de todos os jogos, membros da organizada Gaviões da Fiel estarão no Parque São Jorge cobrando desempenho melhor do time, mas a crítica será direta ao trabalho do treinador, considerado por eles orgulhoso e de difícil convivência. Hoje, uma manifestação da Gaviões estava marcada para acontecer no Parque São Jorge, mas Leão resolveu levar, já ontem, o time do Corinthians para Atibaia, no interior de São Paulo. "Ele é um fujão, com certeza", acusou Wildner Rocha, o Pulguinha vice-presidente da torcida organizada, ao falar de Leão. "Não tem problema, protestamos no jogo com o Bragantino (domingo, em Bragança Paulista, pelo Paulistão)." Se depender dos torcedores, os dias de Leão no comando do Corinthians estão contados. Eles vão pedir sua cabeça demissão durante os jogos. "Quando ele chegou, apoiamos o projeto, não o treinador. Naquele momento (agosto de 2006), a equipe precisava de comando, pois era lanterna do Campeonato Brasileiro. Hoje, é outra leitura. O time precisa é de tranqüilidade", explicou Pulguinha. Para o vice-presidente da Gaviões, a equipe do Corinthians não tem mais como evoluir sob o comando de Leão, a quem considera um técnico linha-dura, mas fraco taticamente. A bronca é com o descaso como ele recebe algumas cobranças dos torcedores. O técnico havia prometido melhor desempenho e futebol vistoso quando teve de receber membros da Gaviões, no dia 28 de fevereiro, antes do duelo com o Pirambu, pela Copa do Brasil. Mas Leão não quis nem saber de conversa na última terça-feira, quando os torcedores foram ao clube "levar alguns pensamentos". Outra bronca da torcida é com o fato de, com seu jeito arbitrário, Leão estar deixando os jovens jogadores do elenco inseguros. "Com ele, temos turbulência todo dia. O Leão tem de acabar com este balcão de negócios no clube, de só utilizar jogadores indicados pela diretoria. Está queimado todas as nossas revelações", reclamou Pulguinha. O vice-presidente da Gaviões não se conforma com a perda do meia Élton - foi para o futebol romeno - e com a possível saída do meia Rosinei, que se sente desprestigiado pelo treinador e dificulta a renovação de contrato - pode ir para o Internacional "Por causas políticas, o Rosinei fica sem jogar. Entendemos sua posição de querer sair, mas vamos lutar para acabar com as injustiças no clube", prometeu Pulguinha. A fuga do Corinthians para Atibaia foi orquestrada ontem. A alegação de Leão é que precisa de paz para trabalhar. Assim, o time se concentra em Atibaia, joga domingo em Bragança Paulista e na segunda-feira embarca para Campina Grande, na Paraíba, onde na quarta-feira enfrenta o Treze, pela Copa do Brasil. Novo treino no Parque São Jorge só na sexta-feira. Provocando polêmica - Os dirigentes do Corinthians não querem saber de tumultuar ainda mais o ambiente no clube. Por isso, resolveram colocar panos quentes nas declarações de Amoroso, que, nos bastidores da Rede Bandeirante, após participação em um dos programas esportivos da emissora, desdenhou do Corinthians com todas as letras. "Não vejo a hora de sair de lá. Não dá para ser feliz no Corinthians", teria afirmado o jogador. "Não estou inteirado do assunto, não posso responder", esquivou-se Renato Duprat, representante da MSI e pessoa próxima do presidente Alberto Dualib. Na insistência da pergunta, acabou com a polêmica. "O Edvar Simões (diretor de Futebol) me disse que ele não falou, garantiu que não falou, por isso não temos de falar com ele, está tudo bem", encerrou o caso. Diante de um confronto importante, diante do Bragantino, domingo a ordem no Corinthians é evitar tudo que possa tirar a tranqüilidade do elenco. Mas uma coisa é certa: Amoroso terá, sim, de se explicar para os dirigentes, possivelmente antes da viagem para Campina Grande, na Paraíba, segunda-feira - dois dias depois o time pega o Treze, pela Copa do Brasil. Mas nada de entrar em rota de colisão. Apesar de ainda fora de ritmo, o jogador será de vital importância nos próximos dias. Christian e Jaílson foram embora e Nilmar está lesionado. Para piorar, Arce foi convocado para a seleção da Bolívia. Com isso, restam apenas ele, os garotos Wilson e Daniel Grando, e Jean Carlos - até agora, um fiasco no clube. E, quem diria, a torcida apoiou Amoroso. "Compreendemos a atitude. Ele não menosprezou a camisa, e sim a bagunça que o clube está", disse Wildner Rocha, vice-presidente da Gaviões da Fiel.