ESPORTES
Sábado, 26 de Fevereiro de 2011, 14h:07
A
A
TAÇA GUANABARA
Flamengo quer título de forma invicta
Favorito diante do surpreendente Boa Vista, time da Gávea aposta no talento de seus craques e na certeza de sua experiência
A história mostra que Flamengo e Taça Guanabara costumam se dar bem. Maior vencedor da competição, com 18 conquistas, o Rubro-Negro também é o time que venceu mais vezes de forma invicta. Até hoje, foram seis títulos sem nenhuma derrota sequer na competição. Os feitos ocorreram em 1972, 1973, 1980, 1989, 1996 e 1999. Nestes anos, o Flamengo acabou conquistando o Campeonato Carioca em 72, 96 e 99. Na edição de 2011, o Rubro-Negro está próximo de alcançar a sua sétima Taça Guanabara de forma invicta. Neste domingo, às 15h, no Engenhão, o Boavista tentará evitar o êxito do clube da Gávea. Mesmo algumas semanas antes da decisão, o lateral-direito Léo Moura já prospectava a possibilidade de uma conquista invicta e mostrava animação com o fato. Se formos campeões invictos, vai acontecer de uma forma tranquila. Queremos sempre ganhar. É como o Vanderlei [Luxemburgo] disse uma vez: a derrota também existe no futebol, faz parte. Para nos bater vai ser mais difícil, estamos motivados. Chegar a um título invicto vai ser muito especial, afirmou o camisa 2. Para Renato Abreu, que venceu a competição em 2007 pelo Flamengo, a conquista do título mostra que o trabalho está sendo bem feito no Rubro-Negro. Estamos concentrados e sabemos da nossa responsabilidade. Futebol se joga e se ganha em campo, mas seria importante ser campeão invicto. Isso mostra que estamos no caminho certo, disse o meia. Mesmo sem apresentar o futebol brilhante que a torcida espera, a campanha do Flamengo na Taça Guanabara é irreparável. A equipe venceu os sete jogos na fase de classificação contra Volta Redonda, América, Americano, Vasco, Nova Iguaçu, Boavista e Resende. A vaga para a decisão da competição foi conquistada após um empate no tempo normal contra o Botafogo (1 a 1) e vitória nos pênaltis. O Rubro-Negro marcou 15 gols e sofreu apenas cinco, tendo também a defesa menos vazada da Taça Guanabara. Se tudo der certo no domingo, uma premonição do técnico Vanderlei Luxemburgo ainda durante a pré-temporada em Londrina, norte do Paraná, irá se consumar. Na ocasião, durante um evento na prefeitura da cidade, Luxa agradeceu a homenagem do prefeito Barbosa Neto e declarou. Tenho a certeza de que sairemos daqui para conquistar muitos títulos invictos, comentou.