ESPORTES
Quinta-feira, 24 de Junho de 2010, 21h:36
A
A
SÓ A VITÓRIA INTERESSA
Espanha vai jogar o "tudo ou nada"
Tida como a grande favorita ao título, a seleção espanhola vai a campo com a obrigação de vencer se quiser continuar no Mundial
A Espanha chegou à África do Sul carregando nas costas o favoritismo ao seu primeiro título na Copa do Mundo. Mas não imaginava que precisaria de uma vitória na terceira rodada para não voltar para Madri mais cedo. Hoje, às 14h30 (de Mato Grosso), no estádio Lottus Versfeld, em Pretória, a equipe comandada por Vicente Del Bosque terá que derrotar o Chile para não depender de outro resultado. Vinda de derrota para a Suíça e vitória sobre Honduras, a Espanha é vice-líder do Grupo H, com três pontos, metade do que tem seu rival nesta sexta, e está na frente dos suíços no saldo de gols (1 a 0). Se vencer, avança às oitavas de final provavelmente como primeira colocada da chave e foge de um possível confronto contra o Brasil. Se empatar, terá que torcer para que a Suíça não vença Honduras, em partida que será disputada no mesmo horário. "Não esperávamos a derrota contra a Suíça e agora é vida ou morte. Podíamos ter classificado facilmente ganhando o primeiro jogo, mas o futebol tem destas coisas. Perdemos injustamente e agora temos de ganhar do Chile", disse o volante Xavi. Segundo o jogador do Barcelona, a principal dificuldade da equipe na Copa vem sendo a má pontaria. Tanto contra a Suíça como contra Honduras, a Espanha teve grandes chances de golear, mas acabou balançando a rede apenas duas vezes. E ainda desperdiçou um pênalti contra os centro-americanos. "Criamos chances, fizemos boas jogadas, circulamos a bola, mas precisamos concretizar os chutes a gol. Hoje em dia, quando você sai na frente no placar, a vantagem é muito grande. Estamos jogando bem, mas derrotas podem acontecer. Isso é Copa do Mundo e sabíamos que não ia ser fácil ser bem-sucedidos aqui", analisou Xavi. A novidade de Del Bosque para a "decisão" é a entrada de Iniesta no meio de campo. Com dores musculares, ele ficou de fora do confronto contra Honduras. A esperança de gols continua depositada em Fernando Torres, que ainda não marcou no Mundial, e David Silva, que anotou os dois gols da equipe até agora. A expectativa é de que seja um duelo aberto, pois o Chile, apesar de ter a vantagem do empate, joga num esquema ofensivo, com três atacantes. O técnico Marcelo Bielsa, porém, terá dois importantes desfalques: o volante Carmona e o meia Matías Fernandez estão suspensos e devem dar lugar a Estrada e Valdivia, respectivamente. "Encaramos todos as partidas da mesma forma e temos um estilo de jogo que nos trouxe até aqui. A melhor forma de referendá-lo é jogar contra uma grande equipe como a Espanha. Perdemos um amistoso para eles (Espanha) em 2008, mas não era uma partida de Mundial. De qualquer forma, aquele jogo estava equilibrado até os gols deles", disse o zagueiro Ponce. CHILE Bravo; Isla, Medel, Ponce e Jara; Vidal, Estrada e Valdivia; Alexis Sánchez, Suazo e Beausejour. Técnico: Marcelo Bielsa. ESPANHA Casillas; Ramos, Puyol, Piqué e Arbeloa; Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta; David Villa e Torres. Técnico: Vicente Del Bosque. Árbitro - Marco Rodríguez (México). Horário - 14h30 (de Mato Grosso). Local - Estádio Lottus Versfeld, em Pretória (África do Sul).