ESPORTES
Sexta-feira, 14 de Julho de 2006, 20h:14
A
A
CAMPEONATO BRASILEIRO
Empolgação tricolor
São Paulo entra em campo para manter os 100% de aproveitamento em jogos disputados no Morumbi
TONI ASSIS
Da Folhapress São Paulo
O São Paulo é o melhor paulista no Brasileiro (está em terceiro lugar). É a única equipe com 100% de aproveitamento em casa. Com 23 pontos, está a um dos líderes Cruzeiro e Inter e pode arrebatar o topo de forma provisória caso vença hoje. Mas, para não ser surpreendido pelo Figueirense, às 18h10 no Morumbi, o treinador Muricy Ramalho ordena que seus atletas encarem os catarinenses como time de ponta. "O Figueirense é uma equipe sem grandes estrelas, mas que se movimenta muito. Tem bons valores e um ótimo conjunto. E, pela campanha que vem desenvolvendo, mostra o que pode fazer mesmo jogando em São Paulo", disse Muricy. E o treinador sabe bem o que está falando. Se o São Paulo amedronta seus rivais quando os enfrenta no Morumbi, o time catarinense tem provado que está pronto para jogar em qualquer lugar. Venceu o Internacional em Porto Alegre por 4 a 2 e derrotou o Botafogo também como vistante pelo placar de 3 a 2. "Eles saem para o jogo e fazem muitos gols. Temos que ter cuidado. Entrar e impor logo o nosso ritmo na partida." O histórico contra os paulistas também é positivo. Depois de um 6 a 1 no Palmeiras e um 2 a 1 no Santos, a queda só veio contra um rival do interior, a Ponte Preta: revés de 3 a 0. No São Paulo, com o 3-5-2 mantido, as mudanças aparecem na defesa, onde Lugano ganha a companhia de Edcarlos e André Dias. "Alguns jogadores voltam para ganhar ritmo [Edcarlos], mas todos estão acostumados. O esquema já está decorado, só mudamos as peças", completou o técnico. Para Edcarlos, a volta vai ser importante. "Poder jogar de novo, no Morumbi, dá mais confiança. E o momento da equipe ajuda também." Na ala esquerda, Lúcio entra na vaga de Júnior, que sentiu o tornozelo e está fora. Na frente, o ataque segue por conta de Thiago e Ricardo Oliveira. Ao ser questionado se o jogo contra o Figueirense, que soma 18 pontos e está em sétimo lugar, seria um teste para a partida do meio de semana, contra o Estudiantes, pela Libertadores, Muricy estabeleceu um divisor de águas no assunto. "Não, o que está em jogo é o Campeonato Brasileiro. Não podemos ficar pensando na quarta. É outro clima", falou. Uma das cartas na manga de Muricy para o confronto de amanhã vai ser a bola parada. "Faz tempo que não fazemos um gol dessa maneira. A não ser nas cobranças de falta do Rogério. Na Copa, vimos que esse tipo de jogada pode ser decisiva." E, no Brasileiro, o São Paulo está devendo no fundamento. O time só marcou uma vez de falta, nos 4 a 0 contra o Santa Cruz, na terceira rodada. O goleiro Rogério foi o autor do gol. Diante dessa deficiência, o atacante Ricardo Oliveira já se apresentou para fazer sombra ao guarda-meta são-paulino. "Também tenho esse dom e posso bater faltas e pênaltis. O cobrador oficial continua sendo o Rogério, mas, se o Muricy precisar, estarei pronto." SÃO PAULO Rogério; André Dias, Lugano e Edcarlos; Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Lúcio; Thiago e Ricardo Oliveira. Técnico: Muricy Ramalho FIGUEIRENSE Andrey; Flávio, Chicão, Tiago Prado e Fininho; Luciano Sorriso, Carlos Alberto, Marquinhos Paraná e Cícero; Soares e Schwenck. Técnico: Waldemar Lemos Local: estádio do Morumbi, em São Paulo Horário: às 17h10 Juiz: Héber Roberto Lopes (PR)