ESPORTES
Terça-feira, 15 de Junho de 2010, 21h:03
A
A
Dunga valoriza vitória, mas diz que time pode melhorar
ANDRÉ CARDOSO
Da Agência Estado - Johannesburgo, África do Sul
Dunga valorizou a vitória na estreia da Copa do Mundo, mas admitiu que a seleção brasileira pode render mais do que mostrou nos 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, ontem, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo. "Estou satisfeito pela vitória, mas a gente quer sempre mais, nunca se contenta", explicou o treinador. Durante a entrevista coletiva após o jogo, Dunga lembrou que a estreia é sempre "muito difícil". "Tem a ansiedade e o nervosismo", explicou o treinador. Para piorar a situação, ele contou que enfrentar um adversário "totalmente fechado", como a Coreia do Norte, dificultou a vida da seleção brasileira. "O Brasil fez uma boa partida, principalmente no segundo tempo. No primeiro, faltou um pouco de velocidade", avaliou Dunga, que ainda elogiou a atuação do adversário. "Vocês têm que ver também que a movimentação da Coreia para fechar os espaços na defesa era quase perfeita. Quando você encontra uma seleção ofensiva, que ataca, você acha os espaços. Contra equipes retrancadas tem que ter persistência, ter paciência, rodar a bola. Não é fácil" O treinador lamentou o gol sofrido no final do jogo. "A princípio, gostaria de marcar gols e não levar nenhum. Mas isso acontece, é normal do futebol", disse Dunga, que também revelou que a saída de Kaká aos 32 minutos do segundo tempo já estava prevista, pois ele está voltando de contusão. "Já estava prevista a troca do Kaká, faz mais de 5 meses que ele não joga uma partida inteira. A gente queria dar velocidade, pensamos que eles (norte-coreanos) fossem sair (da defesa) um pouco mais e colocamos o Nilmar para dar mais velocidade. O Daniel tem características parecidas com Elano e queríamos aproveitar o chute de longa distância dele", explicou. Além da troca de Kaká por Nilmar, Dunga fez mais duas mudanças no segundo tempo: Daniel Alves e Ramires entraram, respectivamente, nos lugares de Elano e Felipe Melo. Apesar disso, ele garantiu que não deve mexer no time titular para o próximo jogo do Brasil, no domingo, contra a Costa do Marfim. O técnico entendeu que mesmo com a vitória apertada contra uma equipe considerada uma das mais frágeis da Copa, o Brasil não ficou atrás da Alemanha, que estreou com goleada por 4 a 0 sobre a Austrália. "A Alemanha teve um placar mais dilatado, mas o Brasil também foi eficiente, principalmente no segundo tempo".