ESPORTES
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014, 18h:48
A
A
CONVOCAÇÃO
Dunga convoca só jogadores de fora
Para não desfalcar os clubes brasileiros na reta final do Brasileirão, Copa do Brasil e Sulamericana, jogadores convocados atuam todos no exterior
O técnico da seleção brasileira, Dunga, cedeu à pressão dos clubes e não convocou nenhum jogador que atua no país para os amistosos contra Turquia, no dia 12 de novembro, e Áustria, no dia 18. Apenas jogadores que atuam na Europa foram chamados. Antes da divulgação da lista, ontem, o presidente da CBF, José Maria Marin, avisou que pediu ao técnico que "conciliasse as necessidades dos clubes e da seleção". "Mantemos contatos com vários treinadores e dirigentes e somos sensíveis da responsabilidade que os clubes tem. Abrimos mão de alguns jogadores brasileiros e daremos oportunidades para quem está na Europa. Era o momento oportuno de cada um ceder um pouco", afirmou o técnico. A principal novidade da lista foi a volta de Thiago Silva, que não tinha sido convocado desde a Copa do Mundo. O zagueiro do PSG era capitão do time de Luiz Felipe Scolari e estava lesionado. Para coordenar o time na viagem à Europa, a CBF escolheu Oscar Bernardes, ex-zagueiro da seleção e do São Paulo. Com a ordem de Marin e Del Nero, Dunga teve que abrir mão de nomes como Jefferson, Gil, Elias, Diego Tardelli, Robinho, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que vinham fazendo parte da seleção brasileira neste pós-Copa. "O treinador da seleção brasileira sempre tem uma complicação para treinamento e poucos amistosos. Quando começamos a encaminhar para uma estrutura, tivemos essa situação dos clubes do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Temos de compreender e entrar com a nossa parcela de sacrifício. Assim como os clubes vieram ao encontro da seleção e cederam atletas para as quatro primeiras partidas, a seleção tem de ir de encontro aos clubes", avaliou Dunga. Questionado sobre o porquê de ter preservado atletas locais, o treinador avisou que o momento é oportuno para isso. "Somos sensíveis à responsabilidade que os clubes têm, mas chegamos a um momento oportuno de abrir mão de jogadores brasileiros e dar oportunidade para novos atletas que estão lá fora", disse Dunga em entrevista coletiva. Confira os convocados Goleiros: Rafael (Napoli), Neto (Fiorentina) e Diego Alves (Valencia); Laterais: Danilo (Porto), Dodô (Inter de Milão), Filipe Luis (Chelsea) e Mário Fernandes (CSKA); Zagueiros: David Luiz (PSG), Miranda (Atlético de Madri), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (PSG); Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City), Casemiro (Porto), Firmino (Hoffenheim), Lucas (PSG), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Rômulo (Spartak Moscou) e Willian (Chelsea); Atacantes: Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk), Neymar (Barcelona) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk).