NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ESPORTES
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014, 21h:02

SELEÇÃO

Dunga confirma Neymar nos amistosos

Treinador disse que o atacante estará pronto para os dois primeiros amistoso que comandará a equipe pós-Copa do Mundo, nos Estados Undos

MARCEL RIZZO
Da Agência Brasil – Rio de Janeiro, RJ
O técnico da seleção brasileira, Dunga, disse ontem que Neymar estará pronto para participar dos dois primeiros amistosos sob seu comando, no início de setembro, nos EUA. O jogador se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo, que o deixou fora da estreia do Barcelona no Campeonato Espanhol no fim de semana passado, contra o Elche. O atacante já está treinando normalmente após o problema no tornozelo e está recuperado também da fratura na vértebra que o tirou das fases finais da Copa do Mundo de 2014. Dunga disse que o lateral-esquerdo Alex Sandro, que saiu machucado em jogo do Porto contra o Lille, na terça, também não deve ser problema para os jogos contra a Colômbia, dia 5 de setembro, em Miami, e Equador, dia 9 de setembro, em Nova Jersey. "Nosso médico [Rodrigo Lasmar] está em contato com os clubes, falou com os jogadores, a princípio não teremos problemas", disse Dunga. O técnico participou ontem de uma homenagem da CBF, na sede da entidade, no Rio, a ex-jogadores que foram campeões mundiais. Todos ganharam um plano de saúde de uma das patrocinadoras da entidade. Dunga disse que espera o Neymar do Santos nesses primeiros jogos preparatórios para a Copa América de 2015, no Chile, e para as Eliminatórias para o Mundial de 2018, na Rússia, que começam em setembro do ano que vem. "Queremos o Neymar do Santos, criativo, espontâneo, jogador determinante para a seleção, mas sem perder a alegria dele próprio", disse Dunga. Na primeira passagem de Dunga como técnico da seleção, entre 2006 e a Copa de 2010, Neymar, que despontou no Santos no início de 2010, não teve chance de ser convocado. Responsabilidade de mudanças - Dunga quer que a seleção brasileira divida com os clubes a responsabilidade para que haja uma transformação na forma do futebol brasileiro atuar depois do fracasso na Copa do Mundo de 2014. "Acharmos que a seleção brasileira vai transformar o futebol brasileiro é muita pretensão nossa, temos um período muito curto [para trabalhar com a seleção]. Temos que pensar em um todo, claro que a seleção é referência, tem participação, mas imagina trazermos todos esses campeões mundiais que estão aqui para trabalhar nos clubes. Seria muito importante", disse Dunga. Os campeões mundiais que ele citou foram os 30 jogadores, incluindo ele, que venceram a Copa do Mundo com a seleção brasileira e que estiveram ontem na sede da CBF recebendo um pano de saúde de uma das patrocinadoras da entidade. Estiveram presentes na CBF Pepe, vencedor em 1958, Amarildo, o substituto de Pelé em 1962, Gérson, Emerson Leão e Jairizinho, que levantaram a taça em 1970, além de Viola, de 1994, e Edmilson, Roque Júnior e Ricardinho, de 2002, entre outros. Gilmar Rinaldi, que é o coordenador de seleções da CBF, e foi campeão junto com Dunga em 1994, também estava na CBF. Dunga fez questão de pedir paciência com a seleção e explicou mais uma vez por que manteve dez jogadores da Copa do Mundo de 2014 na primeira lista de convocação para os amistosos contra a Colômbia, dia 5 de setembro, em Miami, e 9 de setembro, ante o Equador, em Nova Jersey. "Ninguém faz milagre em dois dias, não adianta querer revolucionar tudo. Temos que ter uma base. Vamos querer mostrar o quanto é importante querer estar na seleção, jogar na seleção. Vamos ter dificuldades, mas vamos decidir essas dificuldades dentro do campo", disse o treinador. O goleiro Jefferson, o lateral-direito Maicon, o zagueiro David Luiz, os volantes Luiz Gustavo, Ramires e Fernandinho, os meias Oscar e Willian e os atacantes Neymar e Hulk foram convocados depois de participarem do Mundial de 2014. "Mas não temos que dividir, falar em quem não esteve e quem esteve [na Copa]. Temos que falar do coletivo. Vai ter o aprendizado da Copa, e ensinamentos aos mais novos", disse o treinador.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL