ESPORTES
Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011, 21h:01
A
A
FLUMINENSE
Diretoria se prepara para manter todas as estrelas
O Fluminense arrancou na reta final do Campeonato Brasileiro e já garantiu sua vaga na próxima edição da Copa Libertadores. A boa campanha chamou a atenção para a qualidade do elenco tricolor e, com isso, os olhos de equipes do futebol europeu se voltaram para alguns de seus destaques. Propostas e sondagens já começam a fazer parte da rotina nas Laranjeiras. Em alguns casos, os dirigentes do clube até já trabalham com a perspectiva de perder peças importantes, como Rafael Moura, um jogador com muito mercado no exterior e que tem grandes chances de sair em janeiro. Com a classificação para a Copa Libertadores, Fred descartou qualquer possibilidade de sair, o que antes poderia acontecer por conta de problemas com membros de torcidas organizadas. Porém, em fase de lua de mel, o camisa 9 e capitão fica e o He-Man também permanecendo seria apenas uma opção no banco de reservas. Como costuma dar conta do recado quando entra na equipe, Rafael Moura já desperta o interesse de equipes europeias. Há duas semanas, a imprensa italiana noticiou que o Milan o queria para a vaga de Cassano, afastado por problemas de saúde. O clube europeu que quiser contratar Rafael Moura terá que pagar ao Fluminense apenas três milhões de euros (cerca de R$ oito milhões), valor considerado baixo para o mercado internacional. Além disso, uma fonte ligada à diretoria revelou que dois clubes ingleses também teriam feito sondagens pelo artilheiro. Quem também tem mercado fora do Brasil e pode sair é o lateral direito Mariano, que já recebeu sondagens de clubes do futebol europeu. O jogador tem contrato com o Tricolor até o fim de 2013 e, no meio do ano, disposto a dificultar uma possível negociação unilateral, o Tricolor deu reajuste salarial ao atleta em troca do aumento do valor da multa rescisória, não revelado. Apesar desta situação, a saída de Mariano não é descartada e o Fluminense já vem até se movimentando no sentido de contratar um substituto à altura. O nome que está nos planos da diretoria é o de Bruno, que vem se destacando pelo Figueirense no Campeonato Brasileiro. Recentemente o Fluminense também se movimentou no sentido de manter o meia Deco por mais tempo. O apoiador, que tinha contrato somente até junho, aceitou prorrogar seu vínculo até o fim de 2012, praticamente garantindo assim que vai encerrar carreira com a camisa do Tricolor.