ESPORTES
Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 21h:38
A
A
PAN-AMERICANOS
Diego Hypolito confirma favoritismo e ganha ouro
O melhor ginasta do Brasil não tomou conhecimento de seus adversários, fez uma apresentação perfeita e comemorou mais um ouro
O brasileiro Diego Hypolito não deu espaço para uma possível zebra e venceu, ontem, a competição de solo na ginástica artística dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com uma apresentação sem erros, que lhe rendeu 15,800 pontos, ele garantiu o segundo ouro do país no esporte, depois do primeiro lugar na disputa por equipes masculina. "O ano de 2011 está sendo muito bom para mim. Depois de tantas cirurgias nos últimos tempos, eu consegui bons resultados. Não estou pensando tanto só no ouro, como eu sempre fiz. Isso está me fazendo bem", disse após a confirmação da vitória. Bicampeão mundial do aparelho em 2005 e 2007 e terceiro lugar na disputa deste ano, no Japão, Diego Hypolito chegou a Guadalajara como favorito à medalha de ouro. Seu principal rival, o chileno Tomas Gonzalez,foi muito bem e anotou 15,625 pontos, mas teve de se contentar com a prata. O resultado deixa Diego Hypolito próximo de melhorar sua performance em relação ao Rio de Janeiro, no Pan de 2007, quando conquistou dois ouros. Na época, ele venceu as disputas de solo e de salto. Em Guadalajara, já conquistou o primeiro lugar por equipes e no solo, e ainda tem o salto pela frente na próxima sexta-feira. Outro brasileiro que disputou final foi Sergio Sasaki. Depois de abandonar a decisão do individual geral, na quarta-feira, por conta de lesão no tornozelo direito, ele voltou a competir nesta quinta-feira, mas caiu no fim de sua apresentação no cavalo com alças e terminou na sétima posição, com 12, 850 pontos. "Hoje vim tentar mais uma medalha, mas foi falha minha mesmo. Vou treinar mais e deixar para a próxima. Falha vai ter sempre. O importante é tentar, voltar e treinar mais", disse à Record. PRATA NA ARGOLA - Arthur Zanetti, vice-campeão mundial das argolas, não confirmou seu favoritismo para o Pan ontem. Mesmo com uma apresentação razoável, o ginasta não conseguiu alcançar Brandon Wynn, dos Estados Unidos, e ficou com a medalha de prata no aparelho. O norte-americano, terceiro a se apresentar, somou 15,625 pontos, contra 15,600 do brasileiro, que veio logo na sequência. A colocação de Arthur no México é a mesma que ele obteve no início do mês em Tóquio, no Japão. Na disputa do mundial de ginástica artística, Arthur ficou atrás somente de Chen Yibing e garantiu antecipadamente sua vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Com isso, o Brasil perde a chance de conquistar sua terceira medalha de ouro na ginástica masculina no Pan. O time verde-amarelo já foi primeiro colocado por equipes e, ontem, viu Diego Hypolito vencer a disputa no solo. FEMININO SEM OURO - No, feminino Adrian Nunes ficou perto do bronze no salto. Ela terminou a prova na quarta colocação, com 13,962 pontos. Daniele Hypolito, que também competiu, ficou no modesto sétimo lugar. "Eu quase tive um infarto ali enquanto não saía o resultado", disse a atleta, que teve grande resultado no primeiro salto, marcando 14.350. Em sua segunda corrida, errou e acabou perdendo o lugar no pódio. "Vi que saí errado na largada, mas como não tinha como corrigir, disse: 'seja o que Deus quiser'. Acabei não conseguindo cravar", disse a atleta brasileira, que aterrissou direito. "Aqueles dois passinhos que dei no final tiraram a minha medalha", concluiu. Sem rivais à altura, Jay e a mexicana Elsa Garcia travaram o duelo pelo ouro, que acabou ficando com a americana por uma diferença muito pequena: 14.337 pontos a 14.312. Daniele, por sua vez, conseguiu o quinto melhor salto do dia em sua primeira tentativa, fazendo 14.300 pontos, mas só obteve 12.875 na segunda, quando falhou na hora de voltar ao solo, perdendo o equilíbrio. Ao final, sua média foi de 13.587.