FABIANO MAISONNAVE
Da Folhapress Rio de Janeiro, RJ
O técnico francês Didier Deschamps era um adolescente quando viu, pela TV, a Alemanha eliminar a França nas semifinais em duas Copas seguidas, Espanha-1982 e México-1986. Mas ele não vê a decisão das quartas de final de hoje como uma revanche, e sim uma oportunidade para fazer história. "Há uma nova pagina a ser escrita amanhã [hoje]", disse Deschamps, capitão da França na conquista de 1998, em concorrida entrevista coletiva no Maracanã. "Queremos registrar a nossa própria história." Deschamps ironizou a declaração do seu colega alemão, Joachim Löw, que disse que a França é favorita: "Como ele é gentil". Em seguida, mais sério, lembrou que é a Alemanha quem sempre figura nas lista de favoritos. Ao seu lado, o goleiro e capitão, Lloris, disse que "não há medo" de enfrentar a Alemanha. "Há muita vontade. No jogo, tudo é possível. É um grande prazer poder jogar contra a Alemanha nas quartas." Antes da coletiva, a França fez um treino de reconhecimento com todos os 23 jogadores - a partir das 11h15, próximo do horário do jogo, marcado para as 12h. O vencedor enfrentará o ganhador do jogo Brasil e Colômbia, que se enfrentam hoje, às 16h, em Fortaleza.