ESPORTES
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2008, 21h:40
A
A
COPA DE 2014
Chances de Cuiabá ser sub-sede aumentam
Segundo notícia publicada em O Globo, o Comitê Executivo decidiu pela ampliação no número de cidades-sedes, de 10 para 12, atendendo uma reivindicação da CBF
Cuiabá está dando mais um passo rumo à condição de uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A última boa notícia sobre as chances da capital mato-grossense foi dada ontem, com a divulgação de que a FIFA (entidade máxima do futebol mundial) decidiu que a competição terá 12 sedes e não dez, como estava definido a princípio. A informação foi publicada pelo jornal O Globo, segundo o qual a reunião do Comitê Executivo, ocorrido nos dias 19 e 20 de dezembro em Tóquio, decidiu pela ampliação no número de cidades-sedes, atendendo uma reivindicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com 12 cidades, Cuiabá passa a ter mais chances, uma vez que a cidade não figurava entre as favoritas quando eram citadas das dez mais prováveis. A idéia da CBF é contemplar dois dos principais ecossistemas brasileiros: a Amazônia e o Pantanal. Assim Belém e Manaus disputariam a vaga no primeiro ecossistema. No caso do Pantanal, a disputa se resumiria a Cuiabá e Campo Grande. Se as duas cidades se equivalem em praças esportivas, infra-estrutura e localização, Cuiabá leva vantagem no quesito política. Não bastassem as boas relações do presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione, com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pesa a favor de Mato Grosso a aproximação do governador Blairo Maggi (PR) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por enquanto, certas como sedes da Copa estão apenas as cidades de Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O Nordeste, que tem cinco cidades concorrendo, deverá ter três sedes. Recife (PE) Salvador (BA) e Fortaleza (CE) têm mais possibilidades de vitória em relação a Natal (RN) e Maceió (AL), que são praticamente carta fora do baralho. Curitiba (PR) também deve ser sede. A última vaga seria disputada por Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). Com mais chances para esta última, já que a proximidade de Goiânia com Brasília pesa contra a capital de Goiás. A disputa entre as postulantes tem um novo embate a partir do dia 30 de janeiro, quando desembarca no Brasil uma comissão da FIFA que vai vistoriar as cidades. A vistoria, centrada principalmente em infra-estrutura e estádios, acontece até o dia 7 de fevereiro. A idéia é visitar até três cidades por dia. Doze sedes para uma Copa do Mundo não chega a ser um número exagerado. A Copa da Espanha, em 1982, viu jogos em 13 cidades, numa época em que o Mundial tinha apenas 24 seleções hoje são 32. A Copa da Ásia, de 2002, teve 19 sedes. Aquela foi a primeira Copa disputada em dois países: Japão e Coréia do Sul.