ESPORTES
Terça-feira, 03 de Novembro de 2009, 23h:28
A
A
Ameaçado, Santos encara jogo contra Náutico como decisão
SANCHES FILHO
Da Agência Estado Santos, SP
Era para ser apenas um jogo para cumprir tabela, quase um amistoso, mas a situação mudou e o Santos fará a que poderá ser a sua última "decisão" do ano no jogo contra o Náutico, sábado, às 17h30, no Pacaembu. O time vai precisar vencer para afastar o fantasma do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2010. Se somar os três pontos em disputa, a equipe atingirá 45, livrando-se do perigo de cair. Mas, se perder, o risco aumentará muito porque os concorrentes que estão abaixo podem vencer e o adversário seguinte do Santos será o Internacional, no Beira-Rio Uma derrota para o ameaçado Náutico seria preocupante para o Santos também pelo fator desgaste que virá a seguir. Antes de encarar o Inter, o time paulista terá de viajar ao México para inaugurar o Estádio Território Modelo, na cidade de Torreón, no jogo festivo contra o Santos Laguna. Depois, nas três últimas rodadas do Brasileirão a equipe vai receber os perigosos Coritiba e o Cruzeiro e enfrentará o Avaí, em Florianópolis. "A gente tem que vencer para afastar essa questão de rebaixamento e depois fazer belos jogos nas rodadas restantes para conseguir a vaga para a Copa Sul-Americana", disse, nesta terça-feira, o meia-atacante Felipe Azevedo. Como a maioria dos companheiros, o jogador admite que a preocupação voltou com as vitórias dos clubes que estão abaixo na classificação. O goleiro Felipe, que vem fazendo com que a torcida santista esqueça Fábio Costa, acredita que no sábado o Santos voltará a vencer, acabando com qualquer tipo de risco. Com 42 pontos, o Santos é o 13.º na classificação, sete acima do primeiro da zona de rebaixamento, o Santo André (35). Aparentemente, a sua situação é confortável, mas o time não vence há cinco rodadas e faz péssima campanha no returno, com apenas 16 pontos em 42 disputados, além de ter o pior ataque, com 13 gols em 14 jogos, média inferior a um gol por partida. Apesar dos seguidos elogios ao time santista do técnico Vanderlei Luxemburgo, outubro foi um mês de fracassos para o Santos, começando com a derrota por 3 a 1 contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, no dia 4, e fechando com a queda por 1 a 0 diante do Flamengo, no Maracanã, sábado passado. Três dias depois de perder do Palmeiras, o time obteve a sua última vitória: 1 a 0 contra o Sport, na Ilha do Retiro. De lá para cá, foram dois empates por 0 a 0 (Vitória, no Pacaembu, e Barueri, na Arena Barueri), um por 1 a 1 (Atlético-PR, na Arena da Baixada), e derrotas por 4 a 3 contra o São Paulo, na Vila Belmiro, e por 1 a 0 diante do Flamengo, no Maracanã.