Editoriais
Sábado, 20 de Agosto de 2011, 12h:58
A
A
Silval e o trem
Por sua condição de polo nacional do agronegócio, pela força do conjunto de sua economia e permanente participação nos poderes, Rondonópolis é cidade diferenciada. Essa condição lhe confere direito de exigir obras e ações sociais do governo estadual. Hoje, o governador Silval Barbosa instala por um dia o governo itinerante em Rondonópolis, repetindo o que fez em Sinop e Pontes e Lacerda, e que pretende expandir para as demais cidades importantes. Silval vai a Rondonópolis cumprir uma agenda recheada de ações de governo em diversas áreas e dentre elas nos setores de habitação, saúde, agrário, social, esportivo, ambiental, de transporte urbano e rodoviário e de segurança pública. A presença do governo em Rondonópolis não é novidade e sequer consegue despertar grande interesse popular ficando restrita aos meios políticos, sindicais e comunitários. Isso porque, nos últimos 24 anos, quatro rondonopolitanos exerceram a administração estadual e, ao longo de seus mandatos, foram figuras quase permanente na cidade. O governador despachará de um gabinete na prefeitura e concederá audiências tendo ao lado o prefeito anfitrião Zé Carlos do Pátio, que mesmo sendo seu correligionário peemedebista tem divergência política com ele. Também ao seu lado estarão os deputados federais e presidentes regionais de partidos Wellington Fagundes (PR) e Carlos Bezerra (PMDB), além dos deputados estaduais Jota Barreto, Sebastião Rezende e Nininho Bortolini (todos do PR), Gilmar Fabris (DEM) e possivelmente Percival Muniz (presidente regional do PPS), sendo que todos são domiciliados naquele município. Para completar a relação das autoridades políticas locais, o senador republicano e ex-governador Blairo Maggi e a deputada estadual licenciada para exercer a função de secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, também são rondonopolitanos. Num cenário de muitas figuras importantes no mundo político e de grandes demandas, Silval terá seu primeiro governo itinerante cercado de expectativas numa cidade que já vive a ebulição política municipal com a deflagração da campanha para a prefeitura no próximo ano, que até o momento tem quatro nomes importantes na disputa, sendo que três foram prefeitos (Percival Muniz, Adilton Sachetti (sem partido) e Rogério Salles/PSDB) e o atual ocupante do cargo. O terreno que o governador pisará é complexo e talvez por isso msmo sua assessoria estrategicamente não tenha relacionado a obra da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à programação de sua visita, para que ele próprio a aborde na cidade. Os trilhos estão a 38 km ao sul de Itiquira e a terraplenagem já cruzou a BR-163 na região de Mineirinho. A retomada da construção da ferrovia, depois de oito anos paralisada em Alto Araguaia, tem as digitais de Silval. Na polêmica Rondonópolis, unanimidade é algo muito raro, mas quando Silval anunciar que o trem chegará no final de 2012, no prazo estipulado pelo cronograma, terá a cidade inteira ao seu lado. Silval terá seu primeiro governo itinerante cercado de expectativas