Na próxima segunda-feira será oficializada a conquista de uma das principais obras do setor de transporte em Mato Grosso: numa solenidade em Lucas do Rio Verde a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, acompanhada pelos governadores Blairo Maggi e Alcides Rodrigues, de Goiás, apresentará o projeto da Ferrovia Leste-Oeste que ligará Uruaçu (GO) a Vilhena passando por Lucas e cruzando o Chapadão do Parecis. Ferrovia com 1.602 km e recursos de R$ 6,4 bilhões assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, essa Leste-Oeste integra um projeto bem mais ousado que resultará na construção de uma linha férrea bioceânica. A ferrovia que será tema da visita de Dilma a Mato Grosso terá 1.004 km entre Lucas e Uruaçu, onde seus trilhos se encontrarão com a Ferrovia Norte-Sul, e 598 km de Lucas a Vilhena. Sua obra será delegada à Valec Engenharia, Construção e Ferrovia, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. Certamente não haverá impeditivo ambiental para sua obra, que não cruza terras indígenas nem parques ecológicos. Além disso, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão afunilados e, por orientação do governo federal, não sofrem nenhum questionamento de organizações não governamentais que atuam nessa área. Seu projeto prevê a conclusão do trecho de Lucas a Uruaçu em quatro anos. A Leste-Oeste terá importantes terminais ferroviários de embarque de grãos e de outras commodities em seu trajeto mato-grossense e se tornará no principal corredor de exportação por um modal que ligará a região do Chapadão do Parecis em Mato Grosso e Rondônia ao porto de Itaqui, no Maranhão, utilizando para tanto a segunda matriz de transporte mais barata do mundo: o trem. Com essa ferrovia Mato Grosso atende boa parte de sua demanda por transporte barato, rápido e eficiente, mas mesmo assim continuará enfrentando alguns gargalos tanto para escoar produção quanto para receber insumos, máquinas e outros produtos. Lucas do Rio Verde, que já se projeta nacionalmente por seu desenvolvimento e seu vertiginoso processo de industrialização calcado na agroindústria transformadora de proteínas vegetais em proteínas animais - com a ferrovia terá maior projeção ainda e certamente muito em breve será uma das maiores cidades mato-grossenses. Que a Ferrovia Leste-Oeste anunciada pela ministra Dilma seja o primeiro de muitos grandes passos de Mato Grosso rumo ao desenvolvimento com justiça social para que sua gente alcance melhor condição de vida nessa terra de fortes contrastes entre a opulência de poucos e a miséria de muitos. Mato Grosso atende boa parte de sua demanda por transporte barato, rápido e eficiente