O governo federal vai partir para ofensiva na tentativa de reverter a derrota iminente na votação da medida provisória de reajuste das aposentadorias de valores acima de um salário mínimo pagas pela Previdência Social. O trabalho será convencer os aliados na Câmara a votar a favor do índice de 7% e mostrar a importância desse benefício para os aposentados. Na linguagem direta para a opinião pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar, em conversa com interlocutores, a possibilidade de ir a TV expor o que é considerado o maior ganho real para as aposentadorias nos últimos anos. Ontem, porém, Lula não quis comentar a decisão dos aliados do governo de votar no Congresso um aumento para os aposentados de 7,71%, considerado inaceitável pela área econômica. Munido de dados e levantamentos dos pagamentos para aposentados, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que mais de 18,8 milhões, o equivalente a 69,7% dos aposentados, recebem um salário mínimo e, portanto, tiveram o reajuste maior, com o índice de 9,6%. Acima de um salário mínimo estão 8,1 milhões de aposentados.