O governo federal incluiu mais cinco empreendimentos de transmissão de energia elétrica no Programa Nacional de Desestatização (PND), inclusive trecho em Mato Grosso. O decreto foi publicado ontem, no Diário Oficial da União. Os empreendimentos são os seguintes: linha de transmissão São Simão - Itaguaçu, em 500 quilovolts (kV) e subestação Itaguaçu, em 500/230 kV, nos Estados de Goiás e Minas Gerais; linha de Transmissão Itaguaçu - Barra dos Coqueiros, em 230 kV e subestação Barra dos Coqueiros, em 230/138 kV, no Estado de Goiás; linha de Transmissão Jauru - Cuiabá, em 500 kV, no Estado de Mato Grosso; linha de Transmissão Bom Despacho 3 - Ouro Preto 2, em 500 kV, no Estado de Minas Gerais; e Subestação Missões, em 230/69 kV no Rio Grande do Sul. GERAÇÃO - A geração em março ficou estável em relação ao observado em março do ano passado, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o ONS, a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), que inclui o consumo e as perdas, situou-se em 51.979 mW médios, ante os 52.005 mW observados em março de 2007. Para o ONS, o ritmo resulta das temperaturas mais amenas, especialmente na região Sudeste, devido ao maior volume de chuvas este ano.