NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ECONOMIA
Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009, 00h:15

EXPORTAÇÕES

Setembro deixa como saldo a 2ª maior queda em 2009

Período de baixa nas vendas tem início em MT, refletindo chegada da entressafra

MARIANNA PERES
Da Editoria
Mato Grosso perdeu pela terceira vez consecutiva fôlego nos negócios internacionais. O recuo na receita vem sendo registrado desde julho e seguiu em setembro. Na comparação anual entre as cifras arrecadadas em setembro de 2009 contra setembro de 2008, a queda chega a 21,56%, a segunda maior registrada neste ano, perdendo apenas para fevereiro, que registrou redução de 31,97%. Como revelam os números divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as vendas no mês passado somaram US$ 558,61 milhões contra US$ 712,16 milhões contabilizados em igual período do ano passado. Na comparação mensal, agosto contra setembro, a perda de divisas fica ainda maior, -30,59%, já que em agosto as exportações mato-grossenses somaram US$ 804,09 milhões. Como explica o economista e especialista em comércio exterior, Vitor Galesso, as vendas de Mato Grosso são calcadas sobre as commodities e isso traz dois reflexos: o primeiro é a entressafra agrícola e o segundo é que como se tratam de vendas futuras, os negócios podem ser maiores num mês e não seguir o mesmo ritmo no mês seguinte. “Este mercado opera com contratos futuros e entrega predeterminada”. Questionado sobre a diferença entre o realizado em setembro do ano passado contra o mesmo mês de 2009, Galesso observa que apesar de setembro de 2008 ter tido como marco a eclosão da crise mundial, os efeitos práticos dela só foram surgir de verdade três ou quatro meses depois. “Em setembro de 2008 cumpriram-se os embarques de contratos firmados lá atrás e por isso, foi um mês que passou ileso à crise. O mês passado esteve ainda mais ‘contaminado’ pela crise, do que setembro de 2008, por exemplo, por isso, esta disparidade entre a receita de um ano contra o outro”. O peso da crise será melhor avaliado, como aponta o economista, na análise da performance das vendas de janeiro de 2009 contra janeiro de 2010”. Ele frisa ainda que de agosto em diante a sazonalidade no Estado perde força com o fim da safra e a tendência é de que Mato Grosso “perca mais espaço e cifras” até o final do ano. Outra explicação do mercado para queda é a diferença de moeda, entre o dólar de setembro de 2008, contra as cotações médias do mês passado. Até agosto, por exemplo, a moeda norte-americana acumulava desvalorização de 25% no ano. LADO BOM - Apesar das perdas mensais consecutivas, Mato Grosso mantém saldo positivo nas vendas internacionais no acumulado dos nove primeiros meses de 2009, que somam US$ 6,86 bilhões, volume 11,95% acima contabilizado em igual período de 2008. Ainda sobre o acumulado de 2009, Mato Grosso é o único entre os grandes exportadores do Brasil a apresentar crescimento. Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, exibem desempenho negativo de 30,08%, 24,30% e 30,59%, respectivamente. Mato Grosso se destaca ainda no saldo da Balança Comercial que revela números superavitários. No acumulado do ano registra alta de 18,13% contra igual período do ano passado, passou de US$ 5,10 bilhões para atuais US$ 6,23 bilhões. O saldo da Balança é o resultado das cifras obtidas com as exportações subtraídas das importações. No Brasil o superávit é de 9,2% em comparação a igual período de 2008. No ranking nacional o Estado se mantém, com os US$ 6,23 bilhões, na sexta posição entre os maiores exportadores do País, à frente do Pará, que acumula US$ 6,07 bilhões.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL