Proposta deve ser fechada até 3ª feira, diz ruralista
O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) afirmou ontem que a proposta de renegociação da dívida do setor rural deve ser concluída na segunda ou terça-feira da próxima semana. Segundo ele, os pontos que já foram divulgados por parlamentares da bancada ruralista já estão com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas os parlamentares querem, até a publicação da MP, avançar nas discussões sobre o tema. O ministro Mantega viajou para a reunião do Fundo Monetário Internacional e deve retornar ao Brasil apenas na próxima semana Segundo Lorenzoni, as discussões têm avançado e o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, tem concordado com as reivindicações da bancada e dos produtores rurais. "Mas falta a palavra do ministro Mantega, que é quem tem a chave do cofre", disse o deputado. O governo federal já sinalizou que vai autorizar o pagamento de 40% da parcela da dívida de investimento que vence neste ano, mas os parlamentares querem que o benefício seja estendido para as dívidas de custeio. Outro ponto que é defendido pela bancada é a ampliação do prazo para pagamento das dívidas de investimento e custeio. A bancada também quer um tratamento diferenciado para os produtores do Nordeste.