ECONOMIA
Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2011, 20h:40
A
A
DIESEL S10
Postos terão de investir
Mudanças na oferta de um novo combustível exigem adaptações que vão das bombas a tanques e peças dos veículos de carga
MARIANNA PERES
Da Editoria
O segmento de combustíveis está sendo obrigado a se preparar para uma revolução na oferta de produtos. Depois do boom do etanol, da evolução do biodiesel, da chegada do etanol aditivado em algumas bombas, um novo produto estará disponível, o diesel S10, matriz que chega com a promessa de reduzir a emissão de poluentes em função do menor teor de enxofre. O peso ambiental que joga em favor do produto não é pelo menos por enquanto suficiente para fomentar boas expectativas no segmento principalmente revendedor e consumidor que terá de injetar mais dinheiro para seguir o S10. Conforme estimativas do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), para comercializar o diesel nas bombas, os postos terão de investir cerca de R$ 100 mil por tanque para adaptar a revenda ao S10. Os investimentos que ainda não têm uma fonte de captação definida e nem se sabe se haverá este apoio do governo federal terão de ser feitos antes de 2013. Conforme o secretário-executivo do Sindicato, Bruno Borges que é dono de posto a urgência em investimentos vem muito antes de se saber se haverá demanda ao produto, que certamente será mais caro que o óleo diesel. Para Borges, os donos de postos precisam se sentir motivados para realizar as adaptações. Os revendedores dificilmente terão recursos para tal investimento. Trocar tanques para uma demanda ainda desconhecida custará caro, com certeza, avalia. O Sindicato não soube informar qual seria a relação de preços na comparação entre o diesel e o S10, nem mesmo um percentual de diferença. Mas em razão da fraca demanda logo no início da oferta do novo diesel, poderá haver baixa procura pelo litro e isso manter a cotação em alta e o investimento sem retorno breve ao revendedor. Pela pouca demanda que deve haver no início, o litro do combustível deve chegar aos postos um pouco mais caro quando comparado ao diesel comum. Também se estima aumento no preço dos veículos movidos pelo S10, completa Borges. Dos cerca de mil postos em atividade no Estado, o Sindipetróleo estima que as primeiras adesões venham de revendas situadas ao longo das rodovias, o que em Mato Grosso corresponderia a cerca de 30% do total. O PESO - Conforme monitoramento de preços da semanal da ANP, o preço médio do litro do óleo diesel no Estado é o quarto maior do país, R$ 2,20, atrás apenas dos valores registrados nos estados da região Norte, onde a liderança pertence ao Acre (R$ 2,47). O temor é que o S10 se torne muito mais caro e afugente o consumo. Em relação à media nacional, cujo valor é de R$ 1,99 pelo litro, o preço, em Mato Grosso, supera em mais de 10% o registro nacional. No Estado, cerca de 70% do consumo anual de combustíveis é de diesel. NA PRÁTICA - O novo produto deverá ser armazenado em tanques especiais e transportado em um tipo de caminhão próprio. A revenda terá de remanejar tanques e até mesmo instalar tanques adicionais. Como aponta Borges, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já realizou uma pesquisa com os donos de postos de diversos estados do país para saber quem está interessado em comercializar o produto. O resultado da pesquisa está em fase de finalização. Os empresários ainda não sabem se o governo federal disponibilizará algum incentivo para aderir à proposta. Além disso, é um combustível altamente corrosivo e, por isso, toda a mecânica dos veículos a diesel deve ser alterada e, nos postos, as bombas terão de ser apropriadas, explica Borges. O representante do Sindipetróleo ressalta também que, assim como os revendedores de combustíveis, os motoristas precisam tomar conhecimento sobre o novo produto para compreender melhor quais as mudanças a serem aplicadas a partir de 2012. A MUDANÇA - A fabricação de veículos que lancem menos poluentes no ar está prevista no Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), do governo federal e parceiros. Essa proposta abrange veículos rodoviários automotores de carga, de passageiros ou de uso misto, com capacidade para transportar massa total superior a 2,8 toneladas ou mais de 12 passageiros. Os óleos diesel com baixo teor de enxofre (S50 e S10) abastecerão a nova frota de caminhões e ônibus fabricados de 2012 em diante. O S50 será obrigatório a partir de janeiro de 2012. O óleo diesel S10 terá obrigatoriedade a partir de 2013. (Com assessoria)