O setor produtivo e o governo chegaram a um acordo sobre quais devem ser os novos padrões de classificação do milho a partir de 1º de julho de 2012, quando começa a safra 2012/13. O assunto estava sendo discutido desde 2009. Pela nova regra, para ser classificado como milho tipo 1, em cada tonelada poderá haver 6% de algum tipo de avaria. Na proposta do governo, o limite era de 3%. Atualmente, o permitido é de 11% por tonelada, conforme portaria 845 do Ministério da Agricultura, de 1976, mas na prática o setor já vem atendendo o padrão de 6%. Com o acordo fechado 97% da safra paranaense atenderá às especificações, segundo a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), assim como a safrinha mato-grossense. Os estados são os maiores produtores do Brasil.