NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ECONOMIA
Segunda-feira, 12 de Novembro de 2012, 21h:23

VEÍCULOS O-KM

No Estado, vendas de outubro ultrapassam a média nacional

Ganho mensal foi de quase 29% em Mato Grosso, ante 18% no Brasil

MARIANNA PERES
Da Editoria
Temendo a perda dos benefícios de redução e isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre os veículos zero quilômetro, os consumidores foram até às concessionárias e com isso ajudaram o Estado a superar a performance das vendas em nível nacional. Conforme dados divulgados pelo segmento, outubro superou em 28,60% o volume de carros comercializados em setembro. No país a expansão em igual período de comparação foi de 17,77%. No total, as concessionárias mato-grossenses emplacaram 10.800 novos veículos. De acordo com o diretor da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave/MT), Manoel Guedes, o destaque de Mato Grosso em relação ao país se deve às obras da Copa. “Estamos em um momento econômico muito bom e as obras para o Mundial que a região está recebendo contribuem muito, principalmente pelo aumento de vendas de motocicletas, veículo que tem se tornado essencial para enfrentar o trânsito. Nosso agronegócio forte, impulsionado pela soja também influencia positivamente esses números”, observa. Em outubro, foram emplacados 4.124 automóveis (carros de passeio) em Mato Grosso. O número sobressai em 34,29% o apresentado em setembro, quando foram comercializados 3.071 veículos. A categoria de comerciais leves (caminhonetes) emplacou 1.803 unidades no último mês, contra 1.455 em setembro. A elevação foi de 23,92%. O segmento de caminhões também obteve resultado positivo, com 306 veículos emplacados. No percentual, o crescimento foi de 56,92%. Em outubro o Estado comercializou 29 caminhões, aumento de 26,09% em relação a setembro. Já o segmento de motocicletas, que também tem experimentado bons números nos últimos meses, emplacou 4.538 unidades. Na comparação com setembro, a elevação foi de 24,19%. Guedes explica que o resultado de outubro já era esperado, da mesma forma como aconteceu em agosto, quando deveria ter vencido o benefício do IPI. “Tivemos um período de euforia, com o possível fim da redução do IPI em agosto, depois experimentamos um momento de queda em setembro, visto que os consumidores já haviam antecipado a compra e agora vimos o cenário se repetir. Para novembro, devemos ter nova queda nas vendas, pois o consumidor sabe que pode se beneficiar da medida até o final do ano”, afirma. NEGATIVO - Mesmo com os bons números apresentados nos últimos meses, o segmento ainda não conseguiu se recuperar plenamente das dificuldades que vinha enfrentando até maio, quando a União colocou em prática a desoneração do IPI. Prova disso é que no acumulado do ano, Mato Grosso ainda não conseguiu ultrapassar os índices registrados em 2011, enquanto a média nacional já contabiliza um ganho de 7,27%. Entre janeiro e outubro desse ano, o Estado comercializou 95.800 veículos. No mesmo período do ano passado, esse número já era de 97.824, índice que no percentual representa queda de 2,07%. Segundo Guedes, a queda deve ser revertida com a soma dos emplacamentos de novembro e dezembro.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL