ECONOMIA
Terça-feira, 18 de Julho de 2006, 19h:54
A
A
42a EXPOAGRO
Mostra de carros antigos atrai público
Pelo menos 30 carros estão expostos na feira. O objetivo dos organizadores é divulgar marcas, categorias, pilotos, competições e a federação
MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
Carros antigos, tunados (modificados) e de competição são algumas das atrações da 42ª edição da Exposição Internacional Agropecuária, Comercial e Industrial de Cuiabá (Expoagro). Pelo menos 30 carros estão expostos na feira. Quem for hoje à noite ao Parque de Exposições de Cuiabá terá a oportunidade de conhecer não somente os diversos modelos de carros de competição, mas também o campeão brasileiro mirim de Kart (categoria Kadet), o mato-grossense Gabriel Sereia. Temos diversas variedades de carros de competição à mostra, como o Fusca de arrancadas, que disputa a categoria Super Street tração traseira e que também já foi campeão brasileiro, conta Fernanda Sirtoli, secretária da Federação Mato-grossense de Automobilismo. Além desses carros, estão em exposição ainda dois veículos Gol sendo um Geração 3, de Várzea Grande, que disputa a Fórmula Turismo (circuito em terra) e um modelo quadrado, para Fórmula Turismo, de Nova Mutum (269 quilômetros ao Médio de Cuiabá). Fernanda informa que o Gol Geração 3 disputou a Copa Brasil, na Bahia, ano passado, e ficou em terceiro lugar. A feira expõe ainda dois jeeps que participam da categoria Master e da categoria Antigos, no campeonato mato-grossense. O objetivo, segundo Fernanda Sirtoli, é divulgar os carros, as categorias, as competições, os pilotos, os patrocinadores e o automobilismo de uma forma geral. Queremos difundir o esporte e atrair novos adeptos, diz Fernanda. CARROS ANTIGOS -- Para quem gosta de relíquias, a feira traz uma grande variedade de carros antigos que vão desde o Fusca alemão, ano 1953, até o Magnum, ano 1980. O modelo mais antigo exposto na feira é o Chevrolet Ramona (roda de madeira), ano 1927. Tem também um Ford 4 portas ano 1929 e um Ford Banco de Sogra, ano 1931. Outros modelos que também podem ser vistos são o Jaguar (ano 1959), Fuscas na versão nacional (anos 1961 e 1962), Carmanghia (1968), Dodge Dart (1975) e Charge (75). De acordo com Denilson Fraga Oliveira, presidente do Clube do Carro Antigo de Cuiabá, o objetivo dos expositores é trazer novos sócios e formar uma grande parceria para a construção de um museu de carros antigos em Cuiabá. As grandes capitais já contam com clubes nesta modalidade. Temos acervo suficiente para montar o nosso próprio museu, afirma Oliveira, lembrando que em Mato Grosso são mais de 100 carros com idade superior a 30 anos cadastrados na federação. Estão todos reformados, mas preservam a sua originalidade, lembra. Ele conta que o segmento de carros antigos em Cuiabá está em crescimento. Dobramos o número de adeptos nos últimos anos e esperamos fortalecer o nosso clube a partir da exposição dos carros nesta feira, diz ele.