ECONOMIA
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009, 19h:56
A
A
EMPREGOS FORMAIS
Maior expansão do País
Depois de abrir o ano com recordes nas exportações MT obtém mais um título, agora na geração de vagas
MARIANNA PERES
Da Editoria
O ano não poderia começar melhor para Mato Grosso, principalmente em tempos de crise e de comprometimento da confiança na economia. Mesmo sob adversidades, o Estado obteve ontem mais um resultado positivo em janeiro: maior expansão relativa na geração de empregos do Brasil e o segundo melhor estoque de empregados com carteira assinada, no mês. Em relação ao saldo contabilizado em dezembro de 2008 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os números do mês passado fecharam 0,70% acima na comparação mensal. A segunda maior variação foi registrada em Santa Catarina (0,41%) no mesmo período. O desempenho estadual está na contramão dos números nacionais que registraram retração de 0,32% na geração de empregos. Mais uma vez, a base de sustentação dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em Mato Grosso foi o segmento agropecuário que finalizou o mês passado com estoque de 3,26 mil vagas. No período foram admitidos 7,69 mil trabalhadores e demitidos 4,42 mil, crescimento de 4,01 em relação a dezembro do ano passado. Em seguida, e marcado pela sazonalidade, está o segmento de serviços que encerrou janeiro com saldo positivo de 698 empregados e alta de 0,55%. Estivemos no fundo do poço. Estamos lentamente nos recuperando e mesmo assim mantivemos a geração de empregos no campo, comemorou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Rui Ottoni Prado. Sendo o campo o maior empregador, o município-destaque foi Primavera do Leste (239 quilômetros ao centro sul do Estado), com crescimento no saldo de 4,99%, o maior do Estado. Construção civil e comércio tiveram desempenhos negativos com recuos de 2,38% e 0,08%, respectivamente. O governador Blairo Maggi disse ontem que a agricultura e a pecuária não foram atingidos pela crise. Ele afirmou que os preços dos produtos estão bons. Comparado 2008 com 2009, os valores são mais baixos, mas alongando há 10 anos as cotações não estão tão ruins assim. O setor vai bem. A colheita está boa. Não teve neste momento necessidade de mais gastos, avaliou. Por isso, explica ele, apesar de toda essa crise, não houve redução de área. Estes são os motivos alegados pelo governador para o Estado manter os empregos no setor. Ele se mostrou bastante satisfeito com os resultados dos números divulgados pelo Ministério do Trabalho. CENÁRIO - No início da semana, os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostraram que o Estado obteve o melhor desempenho nas exportações de janeiro dos últimos dez anos. Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, os novos números positivos sobre a performance mato-grossense só consolidam a blindagem do Estado contra os efeitos da crise mundial. Como ele observa, o balanço das exportações e agora dos Caged refletem o processo de crescimento e de injeção de recursos sobre a economia local. Estamos fortalecidos. O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes, destacou que apesar do cenário macroeconômico atual, o setor que representa nunca se deixou abater. Sempre acreditamos que 2009 seria um bom ano para a economia local e os primeiros números já mostram que estamos no caminho certo, pois corroboram para manutenção de nosso otimismo. Ele lembra que nos último trimestre de 2008 o novo que se anunciava era uma incógnita com relação à performance da economia estadual. Entretanto, como ele antecipou, outros indicadores de crescimento como a arrecadação de impostos e o aumento no consumo de energia mostraram que o Estado se afunilou bem aos desdobramentos da crise mundial. CAGED - De acordo com os dados em janeiro de 2009, Mato Grosso gerou 27,65 mil empregos formais, mas demitiu 24,32 mil, contabilizando saldo positivo de 3,32 mil empregos celetistas, o que sustenta a expansão relativa de 0,70% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês de dezembro, que assim como no Estado (-6,7%) e no País, registram retração. Apesar do saldo positivo, a série histórica do Caged revela que nos últimos sete anos este foi o janeiro de pior desempenho no estoque de vagas. Em janeiro do ano passado, o Estado fechou o mês com a melhor performance deste período com saldo de 6,68 mil vagas. Comparando janeiro de 2008 com janeiro de 2009, a retração é de 50,29%. Em termos absolutos, este resultado foi o melhor do Centro-Oeste e o segundo do País, já que o saldo de Santa Catarina ficou em 6,40 mil postos. Nos últimos 12 meses, verificou-se aumento de 4,27% no nível de emprego ou o total de 19,53 mil postos de trabalho em Mato Grosso.