ECONOMIA
Quarta-feira, 30 de Abril de 2008, 20h:43
A
A
INDÚSTRIA
Evolução acima de 10% no trimestre
Desempenho do segmento supera os números da média estadual
MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
Favorecida pelo bom momento do agronegócio, a indústria mato-grossense encerrou o primeiro trimestre do ano com crescimento acima de 10% no primeiro trimestre do ano, em relação a igual período de 2008. Os dois principais indicadores de crescimento da indústria consumo de energia elétrica e arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tiveram incremento acima da média estadual, de acordo com números divulgados ontem pela Federação da Indústria no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Principal insumo da indústria, a energia apresentou crescimento de 9,3% no consumo (332,12 mil mWh), contra 4,6% do Estado (1,18 milhão de mWh. No ano passado, em igual período, a indústria consumiu 303,91 mil mWh e, Mato Grosso, 1,12 milhão de mWh. A arrecadação de ICMS do setor industrial registrou crescimento nominal de 26,4%, saltando de R$ 235,16 milhões para R$ 297,21 milhões. Já a receita total do Estado cresceu 13,4%, passando de R$ 785,57 milhões para R$ 934,26 milhões. Na avaliação do presidente da Fiemt, Jandir Milan, a economia mato-grossense retomou definitivamente o seu crescimento. O ritmo de crescimento é forte e a tendência é continuarmos crescendo no nesses patamares nos próximos anos, devido principalmente aos investimentos que estão chegando ao Estado, afirmou ele. Para Milan, apesar de se comportar acima da média estadual o crescimento da indústria ficou dentro das previsões da Fiemt. O momento é muito favorável ao agronegócio e a indústria vem tirando proveito desta situação. (Veja quadro ao lado) Ele diz que todos estão tirando dividendos do bom momento econômico do Estado. Como exemplo, ele citou as exportações, que no primeiro trimestre do ano fecharam com crescimento nominal de 37,90% (US$ 1,27 bilhão) em relação ao mesmo período do ano passado, quando o montante chegou a US$ 927,75 milhões. As importações também tiveram desempenho positivo (32,8%), passando de US$ 147,34 milhões, no primeiro trimestre de 2007, para R$ 195,72 milhões, no período de janeiro a março deste ano. A arrecadação federal da indústria também cresceu acima da média estadual, fechando em R$ 447,55 milhões, contra R$ 318 milhões do ano passado (incremento de 40,60%). A arrecadação do Estado registrou crescimento de 18,2, saindo de R$ 136,85 milhões e passando para R$ 161,74 milhões. De acordo com dados do Caged/Fiemt, os empregos formais apresentaram recuo de 46,34% no setor industrial, caindo de 5,85 mil vagas para 3,14 mil no primeiro trimestre do ano, em função dos investimentos em equipamentos e tecnologia pelas indústrias. Já o Estado apresentou crescimento de 3,26 na geração de novos empregos, passando de 18,12 mil para 18,71 mil vagas no período. A Fiemt divulgou também a arrecadação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que apresentou queda de 1,9%. Segundo dados da Secretaria de Infra-estrutura do Estado, a receita do fundo caiu de R$ 70,48 milhões para R$ 69,12 milhões no primeiro trimestre do ano. De uma forma geral, podemos considerar os indicadores do primeiro trimestre como altamente positivos para a economia do Estado, com ênfase para o setor industrial, afirmou o presidente da Fiemt, Jandir Milan.