ECONOMIA
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008, 20h:02
A
A
EXPORTAÇÕES
Estado deve atingir R$ 8 bi em vendas até o final do ano
Volumes registrados pela pauta estadual em oito meses ultrapassam o realizado nos 12 meses de 2007
MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
As exportações mato-grossenses deverão fechar o ano com o fantástico crescimento de 56% em relação a 2007, de acordo com projeções da Federação das Indústrias no Estado (Fiemt). A previsão é de que as vendas atinjam a cifra de R$ 8 bilhões, contra R$ 5,13 bilhões no ano passado. Na comparação com os números de 2006 (US$ 4,33 bilhões), o incremento será de 84,75%. O otimismo tem fundamento. Os negócios realizados de janeiro a agosto deste ano somam US$ 5,42 bilhões, cifras que superaram todo volume de vendas feito nos doze meses de 2007, que foi de US$ 5,13 bilhões. Os números foram apresentados ontem pelo presidente da Fiemt, Jandir Milan, que está bastante otimista com o crescimento das exportações. Nossas vendas já superam o ano inteiro de 2007. Se continuarmos nesse ritmo, poderemos chegar a R$ 8 bilhões até dezembro e ultrapassar o estado de Santa Catarina no ranking dos maiores exportadores brasileiros, disse ele. Atualmente Mato Grosso ocupa a 10ª posição no ranking. O 9º colocado é Santa Catarina, que encerrou o período janeiro-agosto com US$ 5,68 bilhões. Bahia está em 8º lugar, com US$ 6,06 bilhões, seguido de perto pelo Espírito Santo (US$ 6,36 bilhões) e, Pará, US$ 6,81 bilhões. O maior exportador é São Paulo, com US$ 38,25 bilhões exportados no período de janeiro a agosto deste ano. No ano, Mato Grosso já acumula superávit de US$ 4,51 bilhões na balança comercial, representando crescimento de 62% sobre o mesmo período de 2007. Já as importações acumulam US$ 905,62 milhões, contra US$ 477,51 milhões no período de janeiro a agosto do ano passado. Em agosto deste ano, as vendas externas chegaram a US$ 694,41 milhões, incremento de 27,20% em relação a igual mês de 2007 (US$ 54,90 milhões). A União Européia e a Ásia continuam sendo os principais destinos das exportações mato-grossenses, respondendo por 42,70% e 38,41% do total, respectivamente. A China, com 25,91%, individualmente, é o principal comprador dos produtos mato-grossenses, seguida da Holanda (16,60%) e Espanha, com 10,21%. CARNES - Um dos destaques das exportações este ano, segundo Jandir Milan, é o complexo carnes (bovina, ave e suína), que já acumula crescimento de 29,41% em relação a 2007. As vendas externas de frango registraram aumento de 92,50% no faturamento (US$ 133,41 milhões), com aumento de apenas 28,6% no volume físico exportado (132,12 mil toneladas), por conta do aumento dos preços. Jandir Milan acredita que com os investimentos que estão sendo realizados na área da avicultura, Mato Grosso vai deslanchar ainda mais na produção de carnes de aves. Ele destaca a planta da Sadia em Campo Verde, que será inaugurada em outubro com previsão de abater 500 mil frangos por dia. O frango será a nossa grande vedete na pauta de exportações nos próximos anos, prevê Milan. Em relação à carne bovina, ele também acha que Mato Grosso irá incrementar significativamente as exportações em função da liberação de todo o Estado para vender carne in natura à União Européia. Acreditamos que este incremento irá ocorrer em um período de seis meses, uma vez que demandará um tempo para as propriedades se adequarem às normas da rastreabilidade. No período de janeiro a agosto deste ano as exportações de carne bovina atingiram US$ 476,88 milhões, com um volume físico de 132,12 mil toneladas.