ECONOMIA
Sexta-feira, 06 de Julho de 2007, 20h:12
A
A
PULSO X MINUTO
Conversão já está em vigor em Mato Grosso
Consumidores terão até o dia 31 para migrar. Franquia mensal é de R$ 41,02 para os dois planos
A concessionária local de telefonia fixa, a Brasil Telecom, iniciou ontem a mudança da cobrança de tarifas de pulsos para minutos nas ligações locais entre telefones fixos. A migração atingirá 330 mil usuários da operadora em todo o Estado. Por questões técnicas e econômicas, 91 localidades compreendendo cerca de 20 mil usuários serão excluídas do novo sistema de cobrança. Nessas localidades a Brasil Telecom cobrará apenas a assinatura residencial (R$ 41,02), mesmo que as ligações locais ultrapassem o valor da franquia (pulsos). O novo sistema de cobrança das ligações locais por minuto entrará em vigor em todo o país no dia 1º de agosto. Os consumidores devem aderir até o dia 31 de julho a um dos dois planos de minutos que as empresas de telefonia serão obrigadas a oferecer no lugar do atual sistema de cobrança por pulso. Quem não fizer a migração até essa data passará automaticamente para o plano básico. O Plano Básico de Minutos é indicado para quem costuma fazer chamadas curtas. Já o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo) é indicado aos consumidores que ficam mais tempo ao telefone. No plano básico, o usuário tem franquia residencial de 200 minutos e, no Alternativo, a franquia é de 400 minutos por mês para telefones residenciais e 360 minutos/mês para não residenciais. A concessionária explica que a mudança na forma de cobrança das ligações locais entre telefones fixos tem por objetivo oferecer aos clientes uma modalidade mais simples de acompanhar e controlar os seus gastos, conhecer melhor os hábitos de quem usa o serviço e como usufruir das vantagens e planos alternativos de consumo. A migração para minutos não implicará em qualquer custo para os clientes e o valor da assinatura básica continuará a mesma. Os pedidos de detalhamento das contas, a solicitação de comparativo entre planos e a troca de planos também não terão custos. A MUDANÇA - Sem ligações excedentes, o cliente pagará somente o valor da assinatura básica. Os dois planos têm o mesmo valor de assinatura básica que hoje é de R$ 41,02. Assim, para quem ficar no Básico, pagará uma assinatura de R$ 41,02 por um pacote de 200 minutos e quem for para o Pasoo pagará o mesmo valor por um pacote de 400 minutos. A diferença é que o Passo possui uma taxa de completamento de chamada. Como o valor do minuto no Passo é R$ 0,04123 e a taxa é de 4 minutos, de saída, toda ligação feita no Pasoo, começa em R$ 0,16492. No plano básico a taxa de completamento não existe. No entanto o valor do minuto é R$ 0,11041. Vale ressaltar que o valor do minuto dentro de cada pacote (plano básico e Pasoo) é igual tanto para a utilização das franquias como nas ligações excedentes. Ou seja, se estou no plano básico com uma franquia de 200 minutos, estes 200 minutos serão consumidos levando-se em conta o valor do minuto de R$ 0, 11041, até completar 200 minutos. Daí em diante, se a pessoa fizer outras ligações, estas serão excedentes e o minuto continuará sendo cobrado a R$ 0,11041. Caso esteja no Pasoo, toda ligação terá a taxa de completamento, depois será cobrado o valor de R$ 0,04123. Aí quando se alcançar os 400 minutos entra na cobrança do excedente a R$ 0,04123.