NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ECONOMIA
Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012, 19h:27

COMBUSTÍVEIS/MT

Consumo cresceu 6% ano passado

O consumo de combustíveis, em Mato Grosso, atingiu 3,2 bilhões de litros em 2011. Já em 2010, as vendas registradas pelas distribuidoras alcançaram 3 bilhões de litros. A variação entre os últimos dois anos foi de 6,2%. No Brasil, o volume consumido foi de 3% maior em relação a 2010. O volume consumido no país foi de 121 bilhões de litros, conforme os dados do último ano. Os números foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no último dia 16 e se referem ao etanol hidratado, gasolina comum, gasolina de aviação, Gás Liquefeito de Petróleo, óleo combustível, óleo diesel e querosenes de aviação e iluminante. Dos combustíveis revendidos pelos postos mato-grossenses, o maior aumento se deu nas vendas de gasolina comum. Foram comercializados no ano passado 488,4 milhões de litros, enquanto que, em 2010, o volume foi de 393,8 milhões de litros. No acumulado de 2011, o aumento foi de 24,4%. Quanto ao etanol hidratado, o movimento foi de queda. Em 2010, as distribuidoras venderam 416,3 milhões de litros, ao passo que, em 2011, registrou-se apenas 336,6 milhões de litros. Neste caso, a queda foi de 19,2%. O recuo nas vendas de etanol pelas distribuidoras e postos é atribuído à quebra na safra da cana-de-açúcar. É o que explica o diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior. “Menor volume de produto no mercado afeta diretamente o preço do combustível. Com o preço reajustado para mais, o consumidor preferiu abastecer seu veículo com gasolina, que se tornou mais vantajoso”, avalia. O consumo do óleo diesel registrou crescimento de 7,4%. Em 2011, foram comercializados 2,1 bilhões de litros; já em 2010, foram vendidos pouco mais de 2 bilhões de litros.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL