O consumo de energia elétrica no primeiro trimestre deste ano em Mato Grosso teve crescimento de 9,7% em relação a igual período de 2006, segundo informações divulgadas ontem pela Centrais Elétricas Mato-grossenses S/A. (Cemat). Nos primeiros quatro meses de 2007 Mato Grosso consumiu 1,54 milhão de megawatt/hora (MW/h), contra 1,43 milhão de MW/h no ano passado. O maior mercado consumidor da Cemat continua sendo o setor residencial, que responde por mais de 30% do consumo no Estado. Entretanto, a classe que vem apresentando o maior crescimento nos últimos meses é a industrial, que teve incremento de 15,5% no primeiro trimestre do ano. No mesmo período, o setor residencial cresceu apenas 9%. O vice-presidente de Operações da Cemat, Arlindo Antônio Napolitano, atribui o bom desempenho no primeiro trimestre deste ano à retomada do crescimento econômico do Estado. O ano passado foi muito ruim por causa da crise do agronegócio. Agora estamos retomando o crescimento e a nossa previsão é de que o consumo no primeiro semestre cresça 10% e feche o ano em pelo menos 9%, estima. A Cemat conta atualmente com 840 mil clientes, cobrindo os 141 municípios do Estado. Apenas um município - Conquista D´Oeste ainda não é atendido pela concessionária, o que deverá acontecer ainda este ano com a construção de uma linha de transmissão em 34,5 quilo volts (kV) que partirá de Nova Lacerda. INVESTIMENTOS A Cemat projeta para 2007 investimentos globais da ordem de R$ 334 milhões em diversos projetos, como rede de transmissão (R$ 135 milhões), distribuição (R$ 75 milhões), Programa Luz para Todos (R$ 102 milhões) e, universalização urbana, R$ 8 milhões. O restante será aplicado em melhorias nas usinas térmicas e outros projetos. Em 2006, a Cemat investiu R$ 264 milhões em Mato Grosso. Para este ano o crescimento previsto é de 26,51% em relação às cifras aplicadas no ano passado.(MM)