O presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank, disse ontem (27) que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) analisará, no dia 8 de fevereiro, a possibilidade de zerar a alíquota de importação do etanol americano, hoje em 20%. A medida foi solicitada no final do ano passado como forma de facilitar as negociações para que os americanos derrubem suas barreiras contra o etanol brasileiro. Nos últimos dias, porém, a possibilidade ganhou outros contornos: o de aumento da oferta de etanol no mercado brasileiro para minimizar a alta dos preços da atual entressafra.