Brasil envia informações e pede suspensão do embargo
O Ministério da Agricultura enviou uma carta às autoridades sanitárias da Rússia ontem, afirmando que o país atendeu a todas as exigências fitossanitárias apontadas pelo governo russo e, assim, tentar evitar o embargo imposto a 89 frigoríficos brasileiros. A Rússia, porém, anunciou ontem também que não vai adiar o prazo. A suspensão foi anunciada há cerca de duas semanas e envolve frigoríficos de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul e começa a valer a partir de hoje. "Todas as observações de não-conformidade com as normas da União Aduaneira foram totalmente atendidas e os procedimentos, adequados aos requisitos russos", afirma o ministério em nota. Segundo a nota, a correspondência mostra o resultado das supervisões realizadas em todos os estabelecimentos exportadores de carnes auditados pela missão russa na primeira quinzena de abril. O Brasil voltou a pedir a revogação da suspensão das exportações. "O Ministério da Agricultura e o setor exportador estão confiantes em que as negociações serão bem sucedidas e que o embargo será suspenso", diz nota do Ministério da Agricultura. O ministério informou ainda que enviou uma nova lista de estabelecimentos brasileiros exportadores que atendem aos critérios estabelecidos entre as autoridades sanitárias dos dois países, na reunião realizada no mês passado, em Moscou. O governo também solicitou que a Rússia confirme uma reunião, que está prevista para ocorrer na próxima semana, entre as autoridades sanitárias daquele país e uma delegação do Ministério da Agricultura. O governo brasileiro pretende responder a todas as questões técnicas mencionadas na nota da Rússia sobre a suspensão.