ECONOMIA
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2006, 21h:33
A
A
PROJETOS
BB propõe continuidade de parceria com governo
O objetivo é implementar novos projetos e fomentar o desenvolvimento regional
MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
O diretor de Governo do Banco do Brasil, Sérgio Nazaré, propôs ontem ao governador Blairo Maggi a continuidade da parceria com o governo do Estado, visando dinamizar as ações da instituição através do apoio a diversas áreas. O encontro foi realizado no Palácio Paiaguás, com a presença do superintendente de Varejo do BB em Mato Grosso, Renato Barbosa, e do secretário de Administração do Estado, Geraldo de Vitto. Temos um contrato negocial com o governo, onde atuamos como banqueiro dos negócios financeiros do Estado, disse Nazaré. Ele explicou que, nessa linha, O Banco do Brasil tem uma série de projetos sociais, culturais e esportivos que poderão ser implementados este ano através de ações conjuntas com o governo. De acordo com Nazaré, a reunião com o governador Blairo Maggi foi muito produtiva. O BB é um grande parceiro do Estado e o governo é também um grande parceiro nosso. Vamos prosseguir com esta parceria e desenvolver novos projetos, frisou. OVINOCAPRINOCULTURA Uma das prioridades do Banco do Brasil para 2006 será apoiar os micro e pequenos produtores, fomentando a diversificação da atividade econômica e estimulando a implantação de novos projetos no Estado. A ovinocaprinocultura está na mira do BB como uma das atividades que irá merecer atenção especial este ano. Vamos desenvolver linhas específicas de crédito nesta área. Para tanto, vamos identificar as regiões onde estão sendo desenvolvidas ações de fomento à ovinocaprinocultura, que é uma atividade que está crescendo em todo o país. A nossa idéia é formar um grande cinturão de micro e pequeno produtor, assinalou Nazaré. CRESCIMENTO Atividade que mais cresceu em Mato Grosso nos últimos dez anos, a ovinocultura vem chamando a atenção de investidores e órgãos de fomento, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresas), que está desenvolvendo um projeto para apoiar os produtores na região do Médio Norte. O rebanho de carneiros, que era de cinco mil animais em 1994, saltou para 275 mil no ano passado. A previsão é de que nos próximos cinco anos Mato Grosso conquiste a sua autosuficiência, com um rebanho de 5 milhões de animais. Nos próximos 10 anos, estima-se que o rebanho chegue a 20 milhões de animais, crescendo mais de 70 vezes em comparação com o rebanho atual.