Segundo o Impostômetro, painel eletrônico da Associação Comercial de São Paulo que registra quanto o governo federal arrecada de tributos segundo a segundo, de acordo com cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a marca de R$ 100 bilhões de impostos foi atingida ontem, às 7,45 horas. Apesar disso, já há sinais de desaceleração da arrecadação causada pelo impacto da crise financeira internacional na economia brasileira e pela demora do governo em agir para reduzir as taxas de juros. Agora só resta ao governo cortar seus próprios gastos. O dinheiro arrecadado é proveniente dos tributos que o contribuinte brasileiro paga sobre todos os produtos e serviços que consume (impostos indiretos) e também sobre sua renda (o que produz). No ano passado o governo atingiu a marca recorde de arrecadação de R$ 1 trilhão, no dia 15 de dezembro, e, ao que tudo indica, em 2009 esse número será novamente alcançado ou até ultrapassado", prevê Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, e autor da ferramenta Impostômetro.