CIDADES
Sábado, 16 de Junho de 2012, 13h:58
A
A
EXTORSÃO
Vítimas sofrem prejuízo em dobro
ADILSON ROSA
Da Reportagem
Se já não bastassem os roubos seguidos de extorsão de automóveis e motocicletas, as vítimas agora estão tendo prejuízo em dobro. São casos em que os ladrões ligam para os donos de automóveis e motos roubadas pedindo resgate. A pessoa acaba pagando, mas o veículo não é entregue. Trata-se de estelionato praticado por bandidos que na verdade não estão com o veículo roubado. Eles ficam sabendo que a pessoa teve o carro ou moto roubados e pedem resgate de um bem que não está com eles. Um levantamento feito pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRVA) aponta que de cada cinco roubos seguidos de extorsão quando o ladrão liga pedindo resgate em um, a vítima cai no golpe, o que representa 20% do total de roubos. Os policiais explicaram que esse número não é preciso porque muitas pessoas não registram queixa de que pagou o resgate e não recebeu o veículo. A pessoa teve o carro roubado, mas o ladrão não tem interesse em pedir resgate. Então, entram em cena outros bandidos que acabam aplicando golpe na vítima que paga um resgate que e não recebe o veículo de volta, explicou um policial da Delegacia. A vítima não quer admitir que levou dois tombos seguidos. Então, nem fala que pagou resgate. Alega que foi roubada e só. Temos casos de um roubo de uma moto onde a pessoa registrou queixa cinco dias após o roubo, assinalou. Os policiais já detectaram casos em que os ladrões aplicam o golpe duas vezes numa só vítima. Na semana passada, proprietários de dois caminhões carregados com leite em caixa longa-vida foram vítimas do golpe duas vezes seguidas. Ao invés de pagar o resgate, acionaram a Polícia, que acompanhou as negociações. Dois ladrões foram presos em dias diferentes, mas os veículos não foram recuperados eles teriam sido levados para a região de Sinop (cidade a 500 quilômetros da Capital), onde estariam circulando. Os dois caminhões foram roubados no sábado, 26 de maio, e desde então, duas quadrilhas de golpistas tentaram receber dinheiro, mas não tinham a intenção de entregar os caminhões. Na semana passada, policiais da DERRFVA prenderam Generson Felipe Oliveira de Amorim, de 23, no bairro da Manga, em Várzea Grande. Através de ligações, os bandidos cobravam R$ 15 mil para a devolução dos dois caminhões. Ao chegar ao local combinado, os policiais prenderam Generson, que admitiu não estar com o caminhão. No domingo passado, um adolescente de 17 anos foi detido em Várzea Grande quando tentava receber resgate do mesmo caminhão. A prisão dele ocorreu no bairro Asa Bela, após PMs trocarem tiros com cúmplices do garoto. Os demais integrantes do bando conseguiram escapar.