CIDADES
Quinta-feira, 27 de Junho de 2013, 20h:00
A
A
SORRISO
UTI é interditada para desinfecção
ALECY ALVES
Da Reportagem
Está confirmado mais um caso, o sexto, de contaminação de paciente por superbactéria, e o fechamento da UTI do Hospital Regional de Cáceres, a 220 quilômetros de Cuiabá. A UTI dessa unidade tem 14 leitos, vive superlotada e é referência para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) de dezenas de municípios da região. O anúncio da interdição da ala onde fica unidade de terapia intensiva ocorreu ontem à tarde, sem data prevista para reabertura. Nos próximos três ou mais dias esse setor passará por rigoroso processo de desinfecção. Desde quarta-feira, quando confirmou os primeiros cinco casos de contaminação pela bactéria(resultado de mutações e resistente a mais de 90% dos antibióticos disponíveis), não entra novos pacientes na unidade. Entretanto, como até o início da noite de ontem ainda havia cinco pacientes, a direção do hospital está adotando estratégia diferenciada na esterilização do ambiente. De acordo com a médica infectologista Ana Paula Jorge Fernandes, o trabalho será executado por etapa, ou seja, primeiro no lado onde não há paciente. Depois, concluindo essa etapa, vão transferir os pacientes para o outro lado para que possam desinfectar a área restante. Conforme a direção do Regional, todos os doentes que passaram por internação de terapia intensiva desde sábado passado, quando suspeitaram da presença da superbactéria, foram submetidos investigação laboratorial. O hospital, de acordo com a assessoria de imprensa, comunicou o fechamento da UTI à Central de Regulação de serviços do SUS, em Cuiabá, para que vagas em outros hospitais do estado possam ser viabilizadas para usuários em Cáceres e outras cidades.