NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010, 20h:52

40 ANOS

UFMT vive canteiro de obras até 2011

Reformas e construções hoje vistas em Cuiabá tomaram conta da área verde antes abundante. Promessa de expansão, porém, só em novo campus

CAROLINA HOLLAND
Da Reportagem
O campus da Universidade Federal de Mato Grosso transformou-se em um grande canteiro de obras. As reformas em andamento e as construções de salas e prédios transformaram a aparência da universidade. Onde antes havia muita área verde, hoje há tijolos, cimento, tábuas e muitos trabalhadores da construção civil. As obras atuais devem ficar prontas até março de 2011. Algumas das construções em andamento são as reformas de laboratórios mais antigos, como os dos cursos de Química, Física, Nutrição, Biologia e Educação Física; a reforma total da piscina, incluindo troca de azulejos e do sistema de filtragem da água; ampliação do Instituto de Linguagens, ampliação da editora da Universidade. Estão em andamento também a reforma do Diretório Central dos Estudantes e da Casa dos Estudantes, a ampliação do biotério central (local onde são criados coelhos e ratos para pesquisa) e a construção de laboratórios dos cursos de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição. Com tanta obra em construção e mais algumas previstas para o próximo ano, é possível afirmar que a capacidade de expansão do campus se esgotou? Para a pró-reitora de Planejamento da UFMT, Elizabeth Furtado de Mendonça, a resposta é positiva, mas com ressalvas. Ela concorda que não há mais espaço para grandes prédios - os prédios atuais teriam que ser derrubados para dar espaço a outros ou então seriam precisos novos andares nos prédios atuais - mas isso não quer dizer que a UFMT não poderia ter novos cursos em seu principal campus. “Se o curso fosse vespertino não haveria problema algum, porque à tarde muitas salas de aula ficam vazias”, afirmou. Mas o mais provável é que as futuras graduações terão seus prédios construídos no novo campus em Cuiabá. Localizado na rodovia Palmiro Paes de Barros e com área de 123 hectares, é certo que no novo campus serão construídos o novo Hospital Universitário Júlio Müller e a Faculdade de Ciências Médicas. Há também a possibilidade de que a Faculdade de Enfermagem seja transferida para lá. Somente o novo hospital vai custar R$ 120 milhões. As obras vão começar no próximo ano. Outro projeto que também será executado em 2011, mas no campus principal, é a construção do prédio da administração central do campus, onde ficarão todas as pró-reitorias da UFMT. Serão realizadas a segunda etapa das obras da Faculdade de Ciências da Computação e também a reforma do laboratório do curso de Tecnologia de Alimentos; a construção de uma cantina no Instituto de Ciências Humanas e Sociais e a reforma das quadras e dos vestiários. A guarita do bairro Boa Esperança será fechada e outra será aberta com acesso à estrada do Moinho. As obras de 2010 custaram R$ 36 milhões, oriundos do Programa Reuni, do governo federal, mesmo valor do repasse previsto para as construções no próximo ano.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL