CIDADES
Quarta-feira, 02 de Setembro de 2009, 10h:06
A
A
INTERMUNICIPAL
Transporte rodoviário mais caro em MT
A partir de hoje os usuários do transporte coletivo rodoviário intermunicipal pagarão mais caro nas passagens em Mato Grosso, com exceção dos trechos que ligam Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger. Já está em vigor o reajuste de 4,99% da tarifa, aprovado semana passada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager). O índice de reajuste foi calculado por técnicos da Ager com base em uma planilha de custos do setor de transporte e deixou o Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso insatisfeito. O segmento reivindicava o reajuste de 7,58%. Em julho, o transporte interestadual recebeu reajuste de 7,24%. Fazemos o mesmo tipo de transporte, só que dentro do Estado, e recebemos 4,99%, reclamou o presidente da entidade, Júlio César Sales Lima. Ele afirmou que cerca de 50 mil pessoas viajam nos trechos estaduais por mês. O diretor da Ager, Pedro Paulo Carneiro Nogueira, argumentou que o órgão considerou abusivo o reajuste proposto, diante dos cálculos técnicos da coordenadoria de Estudos Econômicos da instituição. Para o cálculo da nova tarifa foram considerados o custo do passageiro por quilômetro em rodovias de terra e asfaltadas e uma planilha tarifária que envolve todos os insumos que incidem sobre o custo operacional das empresas, como por exemplo, óleo diesel, graxa, pneu, recapagem, veículos e salários. O último reajuste na tarifa intermunicipal ocorreu em outubro de 2008 e atingiu o percentual de 5,26%. Com novo aumento do preço da passagem em alguns itinerários, por exemplo, os valores passam a ser os seguintes: Cuiabá para Rondonópolis, de R$ 36 para R$ 37,79; da Capital para Sinop, de R$ 87,50 para R$ 91,85. Entre Cuiabá e Chapada, o valor sobe de R$ 10,35 para R$ 10,86 e para Cáceres, de R$ 38 para R$ 39,89. (Com assessoria)