CIDADES
Quarta-feira, 15 de Maio de 2013, 21h:12
A
A
FISCALIZAÇÃO
Trabalhadores em alojamento precário
HELSON FRANÇA
Da Reportagem
Funcionários que trabalham na filial de Cuiabá da multinacional Toshiba denunciaram à Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) as precárias condições do alojamento em que estão e que é mantido pela empresa. O local, localizado na BR 364 (saída para Rondonópolis), onde funcionava o antigo Hospital Neuropsiquiátrico da Capital desativado em 2004 , abriga cerca de 320 trabalhadores e apresenta banheiros precários e insuficientes, água de má qualidade, infiltrações nas paredes, falta de higiene, dentre outros. Muitos trabalhadores teriam ficado doentes ou passado mal, com dores de barriga e coceiras pelo corpo, por ingerirem a água, que vem de um poço artesiano. Alguns dos banheiros, além de não possuírem porta, não possuem vasos sanitários: os trabalhadores são obrigados a fazer as necessidades em um buraco no chão. Imagens feitas pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (Fetiemt) mostram ainda lixo acumulado em vários cantos, paredes sujas e mofadas. A Fetiemt denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPT). As irregularidades foram constatadas por fiscais da SRTE nesta terça-feira (14). Parte dos trabalhadores, que veio de estados do nordeste, como Maranhão, Bahia e Alagoas, ainda reclamam que a empresa prometeu um salário, mas que, ao chegar em Cuiabá, pagou outro de valor inferior. A empresa, responsável por obras em linhas de transmissão de energia no Estado, utiliza as instalações do antigo Hospital Neuropsiquiátrico de Cuiabá para alojar os funcionários há cerca de cinco meses. No local também funciona a cozinha, onde é feita a alimentação fornecida aos trabalhadores, e ainda o setor administrativo da multinacional. Por meio da assessoria, a multinacional informou que não irá se pronunciar sobre o assunto e que vai aguardar um posicionamento da gerência em Cuiabá, para então se manifestar a respeito.