Terra treme em agrovila da cidade e assusta moradores
FRANCIS AMORIM
Da sucursal/Barra do Garças
Os pequenos produtores e moradores da Agrovila do Projeto de Assentamento Santa Maria, na zona rural de Água Boa (736 quilômetros de Cuiabá), foram surpreendidos por um tremor de terra de pequena magnitude por volta das 23 horas do último sábado. O abalo foi sentido logo após um forte estrondo nas imediações. O tremor não foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, que mantém uma Estação Sismológica em Porto dos Gaúchos, na região norte do Estado. Segundo relatos de moradores, o abalo foi de pequena proporção, porém, o suficiente para amedrontá-los. As janelas tremiam e até os botijões de gás armazenados no depósito faziam barulho, disse o comerciante Clemente Pereira de Souza. Todos estavam acordados quando a terra começou a tremer, revelou a moradora Márcia Bojarski, assustada com o fato. Além dos pequenos produtores, proprietários de chácaras e sítios próximos a Agrovila relataram que o tremor foi sentido por meio dos utensílios domésticos, como pratos, que vibraram bastante durante o fenômeno. Ocorreu um estrondo seguido do tremor. Foi muito rápido, mais o suficiente para assustar a todos, disse um chacareiro. No Projeto Santa Maria não se fala em outra coisa, senão o terremoto que abalou as residências. Os técnicos do Observatório Sismológico da UnB foram informados pelos moradores que, na hora que ocorreu o tremor, o tempo estava estável, sem a ocorrência de pancadas de chuvas ou emissões de raios e que na região não existem nenhuma atividade mineradora que justificasse a explosão momentos antes do abalo. Eles relataram que uma das hipóteses para justificar a ocorrência, pode ser o excesso de chuvas que podem causar desmoronamentos nas camadas inferiores da terra e provocar esse tipo de fenômeno. O deslocamento de uma equipe à Água Boa não está descartada. (Colaboração Rádio Interativa FM/Água Boa)