A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou no Diário Oficial de ontem a compra de R$ 3 milhões em remédios para suprir a demanda na Farmácia de Alto Custo. A aquisição será realizada com dispensa de licitação, o que segundo o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, se fez necessário devido à urgência dos pacientes. Mesmo não passando pelo processo licitatório, o órgão informou, por meio da assessoria de imprensa, que existe um procedimento legal, que impede a gestão de garantir a data exata da liberação dos remédios aos usuários da farmácia. Entre os remédios adquiridos estão o Sulfassalazina, comprimidos e ampolas. Irão atender o Estado, as empresas Eli Lilly do Brasil Ltda, Hospfar Indústria e Comércio de Produtos Hospitalares Ltda, D - Hosp Distribuidora, Abbott Laboratórios e BSB Comércio de Produtos Hospitalares. Conforme a lei, assim que a SES/MT efetuar o pagamento, as empresas terão 15 dias para entregar os produtos. A compra foi anunciada em julho, quando o secretário informou que 50% dos exemplares oferecidos na farmácia estavam em falta. Na ocasião, pessoas vindas de vários municípios iam até o setor, porém voltavam para casa sem conseguir os medicamentos, muitos deles de uso contínuo.