CIDADES
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007, 19h:48
A
A
MADEIRA ILEGAL
Sema faz maior apreensão do Nortão
TAUANA SCHMIDT
Da Reportagem/Sinop
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em Sinop fez uma das maiores apreensões do ano de madeira extraída ilegalmente: 136 metros cúbicos de toras, distribuídos em nove caminhões, foram apreendidas na última terça-feira em uma estrada vicinal a 24 quilômetros de Cláudia. A partir da próxima segunda-feira, os nove motoristas responsáveis pelos veículos prestarão depoimento sobre o caso. Silviano Tonhato dos Anjos, Antonio de Assis Fogaça, Airton de Souza, José Carlos Lara, João Francisco de Souza, Lindomar Toneli, Isair Luiz Caetano e Valdemar Toneli, irão depor em Cláudia para o delegado Arnaldo Sotani, de Sinop, e que responde temporariamente pela delegacia do município. Os fiscais da Sema encontraram os caminhões por acaso, quando se dirigiam ao município para averiguar uma denúncia de extração ilegal de árvores de castanheira. De acordo com o analista de meio ambiente do órgão, Marcio Cavalcanti, primeiro foram localizados seis caminhões fechados e estacionados em uma estrada que liga Cláudia e Marcelândia. Depois de localizarmos os caminhões, fomos até o local da referida denúncia para averiguar o desmatamento. Ao lado do local da extração havia mais dois caminhões e um outro em uma cascalheira próxima ao local. Após encontrarmos esses três, retornamos no local onde estavam os seis primeiros e os mesmo já não estavam mais. Foi então que fizemos diligências nas proximidades e conseguimos apreender os nove veículos, cada qual com seu motorista. Depois disso, os veículos e os motoristas foram encaminhados à delegacia de Cláudia com o apoio de dois policiais militares do município. Os caminhões já foram liberados e os envolvidos no caso também. Foi lavrado um auto de depósito e os motoristas ficaram responsáveis pelas cargas, porém não podem transportar ou comercializá-las. Entre as espécies do produto apreendido estão cambará, peroba, cedrinho e itaúba. Tanto os motoristas como os proprietários da madeira foram autuados com auto de inspeção e infração e multados em R$ 500 por metro cúbico de tora, ou seja, o total aplicado em multa é de R$ 68 mil. Agora, o caso foi passado para a Polícia Civil de Cláudia, que investigará a prática de crime ambiental e seus responsáveis. Em relação à denúncia de extração de árvores de castanheira, os fiscais da Sema retornarão ao local na semana que vem para averiguar a situação.