A ação integrada Mão Amiga promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, já retirou cerca de 30 usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social das ruas de Várzea Grande. A operação começou na tarde de terça-feira (06), em um clube no bairro Costa Verde. Assistentes sociais e profissionais de saúde realizaram o mapeamento dos dependentes químicos para tratamento em unidades especializadas. Aos indivíduos resgatados foram oferecidos roupas, corte de cabelo, e o atendimento por uma equipe composta por membros do Judiciário, Ministério Público Estadual, assistentes sociais, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e profissionais da saúde. Os dependentes químicos foram orientados a se internar em unidades de tratamento pagas pelo poder público (em caso de resistência, o juiz pode ordenar a internação involuntária por sete dias nas unidades terapêuticas). De acordo com o secretário Adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Genilto Nogueira, cerca de 200 pessoas estão envolvidas nesta operação integrada, de uma ação que vai continuar no atendimento aos dependentes químicos. Esta é uma ação que oferece andamento ao Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas. Foram encaminhados 30 dependentes químicos, dos quais cinco foram internados compulsoriamente e um de forma voluntária. Marluce Lopes de Almeida foi uma das pessoas encaminhas ao centro de triagem pelo programa Mão Amiga. Ela chegou ao local com o filho de dez meses no colo e disse que gostou muito da operação. Marluce recebeu roupas, tomou banho e conversou com assistentes sociais. Dependente química há muitos anos, ela conta que já viu muita gente morrer por causa da droga. Acho que eu tenho que sair dali para conseguir parar de usar, disse. (Com Assessoria - Sejudh-MT)