NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014, 20h:54

REDE ESTADUAL

Professores realizam protesto

GUSTAVO NASCIMENTO
Da Reportagem
Os profissionais da rede estadual de educação paralisaram as atividades hoje (23) para protestar contra o governo de Mato Grosso. A categoria exige que o Estado regularize a situação dos profissionais em regime de contrato, que estariam trabalhando sem salário ou qualquer tipo de garantia. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), após os 67 dias de greve de 2013, o governo se comprometeu a não realizar o corte de ponto, porém entendeu que os profissionais deveriam repor as aulas sem receber pelo serviço, o que feriria o direito de greve. De acordo com o presidente do Sintep, Henrique Lopes, a decisão de realizar o protesto foi tomada durante o último conselho de representantes que contou com a participação de 84 municípios do estado. Os profissionais contratados representam quase a metade dos 39 mil trabalhadores da educação. Segundo o presidente, a Justiça também entendeu que os profissionais não têm a obrigação de trabalhar sem contrato. “A Justiça teve a mesma interpretação que o Sintep, desde o dia 23 de dezembro de 2013 (quando encerraram os contratos) nenhum profissional tem o compromisso de continuar trabalhando.“ Conforme Lopes, uma boa parte dos educadores não retornou, mas muitos ainda insistem em trabalhar, por pensarem exclusivamente nos alunos, fato que o próprio estado não estaria fazendo. O Sintep tem orientado os profissionais a não trabalharem sem as garantias. Na subsede Várzea Grande, a categoria organizou um plantão jurídico para orientar os interinos sobre o ingresso de ação na Justiça para cobrar direitos trabalhistas. A categoria marcou um novo ato público, com participação de caravanas do interior, para o próximo dia 31 de janeiro, em Cuiabá, para debater a questão.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL