CIDADES
Segunda-feira, 17 de Agosto de 2009, 21h:02
A
A
PASSE-LIVRE
Prefeitura deve gastar menos 20%
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) espera reduzir em até 20% os gastos com o passe-livre em Cuiabá. Isso deve ser possível a partir da instalação de validadores nas escolas públicas e particulares da cidade, que entre outras situações, irá ajudar a coibir o uso indevido do benefício. O validador é o aparelho de recarga do passe-livre. De acordo com o secretário da SMTU, Edivá Alves, o valor arcado pela administração municipal com o passe-livre é da ordem de R$ 1,5 milhão. A expectativa é que esse valor caia para R$ 1,2 milhão. Vamos evitar os desvios e, com isso, diminuir os custos com o vale estudante, disse esperar. Atualmente, 60 mil estudantes têm direito ao passe-livre. A implantação dos equipamentos nas unidades é realizada de forma gradativa. A previsão é que estejam em 100% das 350 unidades localizadas na cidade até setembro deste ano. Alves afirmou que o limite do uso do cartão por parte do aluno continua sendo a grade curricular. A diferença é que para garantir o seu crédito, o estudante terá que passar o cartão todos os dias, na hora da saída da unidade, no validador. Assim, ele recebe a quantidade de passagens necessárias para ir para casa e retornar à unidade no dia seguinte, ou, mesmo depois, caso o aluno fique doente ou falte à aula por qualquer motivo, a menos que utilize o seu benefício para outros fins que não seja o de estudar. Por isso, Alves frisou que o benefício precisa ser usado de forma correta. Neste sentido, ele acredita que também irá contribuir para evitar a evasão escolar. Até a freqüência na escola deverá melhorar, comentou. O validador já funciona em cerca de 120 escolas, como o São Gonçalo, onde para atender os mais de mil estudantes foram instalados sete validadores. O mesmo acontece nas estaduais Presidente Médici, para onde foram disponibilizados oito equipamentos, e André Avelino Ribeiro, que conta com seis. A expectativa é que a medida também evite as longas filas na sede e nas agências da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), para onde os estudantes precisam se deslocar mensalmente para recarregar o cartão. O resultado tem sido as constantes e longas filas.