NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2017, 19h:15

TORRES DE TRANSMISSÃO

Polícia identifica autores de ameaça

Polícia já sabe que gravou um vídeo ameaçando destruir torres de transmissão de energia elétrica

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
A Polícia Civil de Pontes e Lacerda (480 quilômetros de Cuiabá) identificou dois suspeitos de terem gravado e divulgado um vídeo em que são feitas ameaças de destruição de 10 torres de transmissão de energia elétrica caso continua sendo impedida a exploração ilegal de ouro na Serra da Borda, localizada no município. O Estado que mantém uma força-tarefa na área e aguarda a presença da Força Nacional para manter a segurança no local. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que na última terça-feira foi constatada a materialidade da ameaça e que realmente há uma torre de energia danificada na Serra da Borda. A investigação é conduzida pelo delegado municipal de Pontes e Lacerda, Gilson Silveira. Porém, os nomes dos suspeitos até o fim da manhã de ontem não havia sido divulgados. Na gravação, que circula pelas redes sociais, um homem faz ameaças e diz que está prestes a derrubar as das 10 torres de transmissão, se não houver a liberação da área no prazo de 10 dias. O ato seria tomado em retaliação à desocupação do garimpo, que aconteceu na semana passada. Nas imagens, o autor do vídeo também critica e ofende o governador do Estado, Pedro Taques. "Senhor governador, aqui está a torre que nós prometemos ao senhor que iríamos derrubar. Os pés dela estão cortados, está vendo? Essa torre é a torre principal do linhão que leva energia para o Brasil inteiro. O culpado disso aqui é o senhor, porque está pegando e entregando a riqueza do nosso estado nas mãos de corruptos para obter vantagem", declara. A empresa Interligação Elétrica do Madeira, responsável pela torre de transmissão, informou que técnicos estão fazendo reparos e trocando peças. Com isso, não existe mais risco de queda da torre e que a estrutura está funcionando perfeitamente. O autor do vídeo garante ainda que não tem ligação com os garimpeiros que exploram a região. "Nós não temos nada a ver com esses garimpeiros, porque esses garimpeiros são frouxos em deixar que a riqueza que é um direito seu vá para as mãos de terceiros", diz. O delegado Silveira irá pedir a prisão preventiva dos suspeitos. Segundo a Sesp, o vídeo foi enviado e o fato comunicado para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, e a Coordenadoria Geral de Inteligência do Ministério da Justiça. O ato cometido por eles é considerado crime previsto no artigo 265 do Código Penal, que criminaliza quem “atenta contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública”. A pena varia de 1 a 5 anos de reclusão, além de multa. No último dia 24 de janeiro, a Sesp desencadeou uma incursão para desocupação dos invasores na área do garimpo ilegal. O prazo de permanência da força-tarefa no local é de 10 dias, quando a segurança deve passar a ser feita pela Força Nacional. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão estadual, o secretário Rogers Elizandro Jarbas já solicitou ao Ministério da Justiça (MJ) e à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a presença da Força Nacional, mas até ontem pela manhã ainda não havia obtido uma resposta.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL