CIDADES
Segunda-feira, 16 de Julho de 2007, 20h:33
A
A
RONDONÓPOLIS
Polícia acha pais da recém-nascida
Paulezana Rocha da Silva e Valdomiro Santos são funcionários do motel onde o bebê foi deixado na noite da terça-feira da semana passada
ROBERTO NUNES
Da Reportagem
Os pais da recém-nascida abandonada em um quarto de motel, na terça-feira passada, foram localizados pela Polícia Civil no sábado passado. Paulezana Rocha da Silva e Silva e Valdomiro Souza Santos eram funcionários do estabelecimento. A mãe ocultou a gravidez temendo a reação do pai, que não aceitava a gestação. Uma terceira mulher identificada somente por Rosana é investigada. O Ministério Público vai decidir sobre a guarda do bebê. Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Divina Aparecida Martins da Silva, o processo de investigação partiu das informações prestadas por enfermeiras da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis. A polícia levantou informações sobre todas as mulheres que tiveram parto antes do dia em que a criança foi abandonada. As funcionárias alegaram que a mãe apresentou comportamento estranho durante sua passagem pelo hospital. O que levantou a suspeitas, disse. A polícia apurou que Paulezana é moradora do bairro Marechal Rondon. No local foi encontrada apenas sua avó. Ela disse que a neta estava em Poxoréo (83 km Leste de Rondonópolis). Com o apoio da Polícia Civil da cidade nós prendemos a suspeita. Quando falamos com a avó, ela disse que não sabia da gravidez, mas sim que sua neta estava com um quisto [tumor], afirmou a delegada Divina Aparecida. Pai e mãe da criança foram ouvidos ontem pela polícia. Conforme o depoimento, Paulezana disse que escondeu a gravidez porque o seu cônjuge lhe espancava, fazia ameaça, uma vez que, não aceitava a condição. No dia 8, Valdomiro a deixou no Pronto Atendimento (PA) porque achava que ela estava com problemas de saúde relacionados ao quisto, quando na verdade eram a dores de parto. Do local ela foi transferida para Santa Casa, onde teve a criança. Em depoimento, o pai negou as acusações, mas afirmou que desconhecia da gravidez de Paulezana. De acordo com delegada Divina, Paulezana alegou que após a criança ter nascido foi deixada temporariamente com uma amiga conhecida como Rosana. O combinado era que a colega ficasse com a criança até que ela tomasse coragem de revelar que teve uma filha do amásio. Ela acusa a amiga de ter abandonado a criança no motel. O bebê do sexo feminino foi encontrado na manhã de terça-feira passada, por funcionários do motel que fica no Jardim Tropical. Conforme o relato do proprietário do estabelecimento um carro de cor cinza, entrou no local por volta das 9h, como se fossem usuários comuns do serviço.