O coronel Osmar Faria, comandante do Comando Regional I, posiciona que não há como manter policiais ou viaturas de plantão permanente nas praças Santos Dumont e Popular. No momento, o que está ao alcance da Segurança Pública, diz, vem sendo oferecido à população e empresários, que são as rondas diurnas e noturnas. Conforme o oficial da Polícia Militar, a presença dos flanelinhas não constitui crime. Portanto, os policiais podem até assistir a motoristas fazendo abordagens durante as rondas e não adotar nenhuma medida de repressão, nem mesmo impedi-los de explorar as vagas de estacionamento. Faria informou que está em andamento na corporação, sob a responsabilidade de uma equipe do 10º Batalhão, um estudo para avaliar a situação e a necessidade de segurança nessas duas praças. O prazo para divulgação do resultado não foi informado. Se a polícia concluir que o policiamento terá de ser fixo, disse Faria, a Polícia Militar poderá criar base de ronda na Santos Dumont e na Popular, pontos semelhantes aos instalados em outros locais de grande circulação, como a avenida do CPA. Mesmo assim, não será um serviço ininterrupto, porque todas as vezes que for acionada para uma ocorrência na região a viatura se ausentará por um determinado tempo. (AA)