NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

POLÍCIA
Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 10h:40

3 PRESOS E R$ 100 MI BLOQUEADOS

PF mira servidores do Incra contra fraude em crédito rural

Polícia desarticulou quadrilha suspeita fraudar crédito rural e desmatar áreas de floresta em MT, PA e GO

Da Redação
PF
A Operação Trapaça mira os esquemas nos estados do Pará, Mato Grosso e Goiás

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), uma operação para desarticular uma organização suspeita de cometer fraudes em processos de crédito rural, corrupção de servidores públicos e crimes ambientais, em especial na Amazônia Legal.

Dois servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e quatro da Secretaria de Meio Ambiente e Mineração de Itaituba, no Pará, foram afastados por suspeita de envolvimento. 

Leia também:

Júri condena autor de matança em MT a 163 anos de prisão

A Operação Trapaça mira os esquemas nos estados do Pará, Mato Grosso e Goiás.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 17 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de seis servidores públicos.

Também foi determinado o sequestro de aproximadamente R$ 100 milhões em bens dos investigados, incluindo propriedades rurais.

De acordo com a PF, uma empresa de regularização fundiária estaria envolvida na falsificação de documentos para instruir processos de solicitação de crédito rural.

Essa prática permitia que infratores ambientais obtivessem financiamento destinado à exploração de áreas ilegalmente desmatadas.

As investigações indicam que, aproximadamente, 5 mil hectares de floresta foram desmatados e queimados após a liberação do crédito rural.

No decorrer das apurações, foi constatado que funcionários de uma empresa corrompiam servidores de secretarias de meio ambiente e órgãos fundiários, assegurando decisões favoráveis mediante o pagamento de propina.

A empresa de regularização fundiária envolvida no esquema teve suas atividades interrompidas e está proibida de operar no mercado.

Além disso, uma agência bancária que teria concedido crédito a áreas embargadas por órgãos ambientais também teve suas operações de financiamento rural suspensas.

Diante dos fatos, segundo a PF, as investigações prosseguirão para apurar se os valores recebidos foram utilizados para financiar crimes ambientais na Amazônia, identificar outros envolvidos no caso e garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos.


Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL